Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2005 - 15h40

Beta e Skymaster geraram prejuízo de R$ 64 mi para Correios, diz CPI

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

Um relatório parcial da CPI dos Correios apresentado hoje mostrou que as empresas de transporte aéreo de correspondência Beta e Skymaster geraram um prejuízo de R$ 64 milhões para os Correios desde 2000.

As empresas assinaram em 21 de julho de 2000 um documento para dividirem os contratos da estatal. Quem vencesse a licitação contrataria a empresa parceira para partilharem os serviços e os lucros. "Houve um evidente conluio entre as duas empresas", afirmou o relator Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Em uma das licitações, com a certeza de que venceria a disputa, a Skymaster conseguiu iniciar as operações de transporte de correspondências seis horas após a contratação. "É evidente a fraude dessa contratação porque se já estavam prontas para operar seis horas depois tinham a certeza de que ganhariam o contrato", disse Serraglio.

Em outro processo, quatro empresas se apresentaram para a licitação: Beta, Skymaster, Aeropostal e Total, esta última desclassificada de imediato.

A Aeropostal também foi excluída da disputa porque não tinha registro do DAC (Departamento de Aviação Civil) para operar. "Ela [Aeropostal] só participou para compor o cenário de aparente competição", avaliou o relator da CPI.

Mais grave na avaliação da comissão: um dos proprietários da Aeropostal, Roberto Kfouri, foi diretor-executivo da Beta, o que evidenciaria a montagem de um cenário para a licitação. A vencedora no final do processo foi a Skymaster, que subcontratou a Beta.

O relator da CPI apontou ainda que os preços apresentados pelos Correios como parâmetros para as licitações não são confiáveis e que a estatal não teria condições para avaliar a "coerência" dos valores sugeridos pelas empresas.

"Tal situação é impensável que ocorra numa empresa pública de tamanha grandeza e magnitude, principalmente se considerarmos que essa área de transporte aéreo de carga postal é de fundamental importância para a sua atividade fim", conclui Serraglio.

Leia mais
  • CPI dos Correios aprova quebra de sigilo de 11 corretoras

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página