Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2010 - 15h29

Lula critica Congresso pelo fim do fator previdenciário

Publicidade

FÁBIO AMATO
SIMONE IGLESIAS
da Sucursal de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira o Congresso pela aprovação do fim do chamado fator previdenciário para cálculo de aposentadorias.

"Vocês viram agora a votação do fator previdenciário. Tem gente que acha que ganha voto fazendo isso, quando na verdade se o povo compreender o que significa isso, essas pessoas podem até não ganhar o tanto de voto que pensam que vão ganhar", disse Lula, durante cerimônia de encerramento da Marcha dos Prefeitos.

O Senado aprovou ontem o fim do fator previdenciário e o índice de 7,7% de reajuste para as aposentadorias acima de um salário mínimo. O governo é contra as duas medidas, mas apenas o fim do fator previdenciário deve ser vetado pelo presidente Lula.

O projeto encaminhado pelo governo ao Congresso previa reajuste de 6,14% para as aposentadorias acima de um salário mínimo. Entretanto, o governo já estuda uma maneira de garantir o reajuste de 7,7% para evitar desgaste em ano eleitoral.

Referindo-se ainda à questão previdenciária, Lula disse que é preciso que os governantes ajam com responsabilidade.

"Como presidente da República, e vocês como prefeitos, a gente tem que agir com a maior responsabilidade porque se a gente quebrar a prefeitura, o Estado ou quebrar o governo, a gente não recupera no curto prazo não", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página