Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2005 - 13h33

Congresso concentra atividades depois do feriado

Publicidade

da Folha Online

O Congresso concentrou as audiências nas CPIs e as votações para depois do feriado do dia 15. No plenário, deverá ser apreciada a MP 258, que unifica as estruturas de arrecadação das receitas Federal e da Previdência Social e cria a Super Receita. Ainda não há acordo para votação da medida, que deve ser votada até a próxima sexta-feira (18) para não perder a eficácia e desmontar juridicamente a unificação.

Na CPI dos Bingos, deve ser votado, ainda na quarta-feira, requerimento de convocação de Genival Inácio Lula da Silva, o Vavá, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Genival foi citado em reportagens por suspeita de intermediação de contatos de empresários com estatais.

Também para quarta-feira estão previstos depoimentos do presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Paulo Okamotto, e de Afrânio de Mello Franco Nabuco. Okamotto teria pago uma dívida pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o PT, no valor de R$ 29.436,26, entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004.

Nota divulgada pelo partido na época em que as informações foram veiculadas pela imprensa dizia que a dívida era relativa a despesas com viagens feitas em 2002. Afrânio Nabuco é investigado por suspeita de ter agido em favor da Gtech nas negociações para renovação do contrato da empresa com a Caixa Econômica Federal em 2003.

Na quinta-feira, a CPI vai investigar o caso do assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel. Serão ouvidos os empresários Ronan Maria Pinto, Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, e o ex-secretário municipal Klinger Oliveira.

Carla Cicco, ex-presidente da Brasil Telecom, deve prestar depoimento na CPI dos Correios na quarta-feira. Ela teria assinado, pela empresa, contratos com as agências de publicidade SMPB e DNA, do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Carla também é acusada de ter contratado junto com o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, a multinacional Kroll Associates para espionar executivos da Telecom Itália, que disputava com o Opportunity o controle da Brasil Telecom.

Também poderão ser ouvidos na sub-relatoria de Contratos, o franqueado dos Correios João Leite Netto e, na sub-relatoria de Fontes Financeiras, Solange Pereira de Oliveira, que trabalhou com o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares no partido.

O sub-relator para contratos, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), apresenta relatório parcial sobre auditorias nos contratos da estatal na quinta-feira. Nas últimas semanas, ele reconheceu a existência de contratos com superfaturamento e licitações induzidas. Cardozo já admite, inclusive, a possibilidade de pedir o indiciamento de diretores dos Correios.

Com Agência Senado e com Agência Brasil

Leia mais
  • Deputado vai recorrer contra prorrogação de CPI dos Correios

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página