Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2005 - 16h11

Alencar diz que Lula tem fôlego para reverter desvantagem para Serra

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O presidente em exercício, José Alencar, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem condições de reverter a desvantagem apontada hoje na pesquisa CNI/Ibope para o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB).

"Vocês não precisam duvidar disso [de que Lula tem condições de reverter a diferença] porque o presidente tem uma sensibilidade social muito grande", afirmou Alencar depois de participar de uma reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

A pesquisa, divulgada nesta terça-feira, mostra que Serra venceria Lula no primeiro e no segundo turno. No primeiro, o tucano teria 37% das intenções de voto contra 31% de Lula. Na etapa decisiva das eleições, Serra venceria com 13 pontos de diferença, por 48% a 35%.

Alencar afirmou que a pesquisa CNI mostra um cenário momentâneo e que Lula tem índices de avaliação positiva que outros presidentes não teriam nas mesmas condições políticas. "Isso é um momento. Nenhum outro presidente estaria com esse prestígio do presidente Lula", disse.

A confiança no presidente Lula oscilou negativamente de setembro para dezembro, passando de 44% para 43%. A desconfiança subiu de 51% para 53% no mesmo período

Crítico da gestão da política econômica, Alencar voltou a defender a queda dos juros, mas aliviou os ataques diante do pagamento antecipado da dívida do governo com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e disse que a economia vai ajudar o presidente nas eleições de 2006. "[A economia] vai ajudar. Nós estamos pagando o FMI agora", declarou.

O líder do PSB, Renato Casagrande (ES), disse que, para Lula reverter a diferença, é preciso mostrar resultados da gestão federal. "O momento que o governo passa é de extrema dificuldade e ele, governo, não conseguiu reagir como deveria. Além disso, a economia não deu o retorno esperado", afirmou. "Ou o governo reage, ou terá dificuldades para se reeleger", acrescentou.

Leia mais
  • Pesquisa mostra que Serra toma 32% de votos de Lula e venceria em 2006
  • Aprovação ao governo Lula cai três pontos percentuais, diz pesquisa
  • Serra ultrapassa Lula no 1º turno e abre vantagem no 2º, diz CNI/Ibope

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre as pesquisas CNI/Ibope
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página