Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2005 - 16h37

CPI dos Correios aprova convocação de advogado da Skymaster

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

A CPI dos Correios aprovou nesta quarta-feira o requerimento de convocação do advogado Marcos Pinto, apontado como responsável pelo saque de R$ 1.036 milhão das contas da empresa Skymaster em Manaus (AM). Nesta quarta-feira, o segurança Francisco Marques Carioca afirmou que fez os saques destes recursos entre fevereiro de 2000 e julho de 2001, sempre a pedido e acompanhado por Marcos Pinto.

O depoimento do advogado foi marcado para o dia 3 de janeiro, segundo informou o sub-relator de Contratos da CPI, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP). De acordo com Cardozo, neste dia, a CPI vai ouvir um total de quatro testemunhas. Para garantir que o advogado de Manaus seja encontrado pela CPI, foi aprovado um requerimento pedindo ao Detran do Amazonas o registro de todos os veículos em nome dele.

Em depoimento que durou quase três horas, Carioca, que é segurança da empresa Cortez Câmbio e Turismo, disse não ter os endereços nem telefones de Marcos Pinto para passar o contato para a CPI. Ele disse ainda que não sabe se reconheceria hoje o advogado já que não o vê há três anos.

Mesmo pressionado do princípio ao fim da sessão, Carioca se recusou a dar os endereços para os quais foram levadas as remessas de dinheiro sacadas das contas da Skymaster. A CPI aprovou ainda um requerimento para que o segurança refaça, acompanhado pela Polícia Federal, os percursos feitos quando acompanhava Marcos Pinto após os saques do dinheiro das contas da Skymaster.

A Cortez é a empresa que atende a Skymaster para os serviços de câmbio. De acordo com relatório parcial da CPI, a Skymaster e a Beta (Brazilian Airlines Transportes Aéreos) teriam um acordo pelo qual a vencedora de uma licitação nos Correios partilharia os serviços e os lucros com a outra.

Leia mais
  • Segurança confirma saques feitos na conta da Skymaster

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página