Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2006 - 16h33

Para Lula, divulgação de programas federais pode ajudar nas pesquisas

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em jantar com os peemedebistas, esperar que as divulgações dos programas do governo federal nos Estados possam ajudar nas pesquisas eleitorais.

Lula disse, de acordo com o relato do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), ter sido "ingênuo" ao esperar que os governos estaduais que usassem créditos do governo federal dividissem o bônus na época da inauguração das obras.

"Ele está sendo obrigado a ir a cada Estado para dizer o que foi feito pelo governo federal", afirmou Suassuna. Depois de divulgados os resultados, especialmente na área social, Lula disse ter a expectativa de que as pesquisas eleitorais o favoreçam.

PMDB

Na reunião, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Suassuna e José Sarney (PMDB-AP) pediram ao presidente Lula para convencer o PT a apoiar o fim da verticalização.

Pela regra, as alianças eleitorais na eleição nacional devem se repetir nas campanhas estaduais. A bancada do PT na Câmara está dividida em relação ao tema. O PMDB, por sua vez, tem interesse para que a regra seja extinta.

Por conta da divisão do PT, Lula disse, em resposta, que preferia não interferir na questão. A decisão, de acordo com ele, deveria ser congressual.

Na avaliação de Suassuna, o fim da verticalização facilitaria a candidatura própria do PMDB. No cenário atual, a regra dificultaria a candidatura do partido, na opinião do senador.

Na terça-feira, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), reúne-se com líderes para fechar a pauta de votações da Casa. Se houver apoio da maioria, Aldo disse que recolocará o assunto na pauta.

Leia mais
  • Presidente Lula afirma que 2006 será "ano de colheita"
  • Lula diz que só decidirá se é candidato em junho

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página