Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2006 - 13h45

Congresso brasileiro envia observadores para eleições do Haiti

Publicidade

da Folha Online

Os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Maninha (PSOL-DF), Zico Bronzeado (PT-AC) e Chicão Brígido bem como o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) fazem parte da equipe brasileira de observadores para as eleições gerais do Haiti, marcadas para amanhã. Além dos congressistas, também fazem parte integrantes da da Divisão de América Central do Itamaraty e da embaixada brasileira no país. O poder Judiciário brasileiro não enviou representantes.

O Haiti, o país mais pobre do continente americano, está envolvido numa guerra civil que desorganizou o país e levou às Nações Unidas a ocupar o país, em uma operação liderada pelo Brasil, que dirige um contingente militar de 7.500 homens [dos quais 1.200 são brasileiros, além de cerca de 2.000 policiais.

O nível de desorganização geral já levou a quatro adiamentos das eleições, convocadas pelo governo provisório instaurado em 2004, após a queda do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, exilado na África do Sul.

Um total de 3,5 milhões de haitianos foi chamado para votar amanhã para escolher o presidente da república entre 33 candidatos, além de 30 senadores e 99 deputados em meio a 1.300 postulantes.

Cerca de 9 mil membros das forças de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) patrulharão os cerca de 8,5 milhões de haitianos, em suporte à força policial nacional de cerca de 4.000 integrantes.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Mais de 3 milhões de eleitores vão às urnas no Haiti

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre as eleições no Haiti
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Haiti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página