Publicidade
Publicidade
09/02/2006
-
19h04
da Folha Online
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, afirmou hoje que o quadro eleitoral atual aponta para uma polarização entre os que declaram seu voto para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e para o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), os dois virtuais candidatos melhor colocados nas últimas pesquisas.
Segundo Paulino, Lula vem crescendo nas camadas mais pobres da população enquanto Serra é o preferido dos eleitores com mais escolaridade e renda.
"A última pesquisa do Datafolha aponta, de fato, para uma polarização do eleitorado. Como os mais pobres e menos instruídos são maioria, nesse momento Lula leva alguma vantagem. Em eleições anteriores para a Presidência da República, não havia um contraste tão acentuado", afirmou o diretor, que participou hoje de bate-papo da Folha com 550 pessoas.
O diretor-geral do Datafolha credita o aumento das intenções de voto para Lula principalmente entre os mais pobres e menos escolarizados devido a benefícios sociais e ao aumento do salário mínimo. "Não dá para dizer ainda que seja uma tendência de crescimento", ressaltou.
Paulino também analisou o resultado da última pesquisa Datafolha que aponta melhora na avaliação do Congresso. Para ele, embora a avaliação positiva ainda esteja baixa --16% -- deputados e senadores foram beneficiados com a redução da freqüência com que o "mensalão" aparecem na mídia.
Pesquisa
Os internautas fizeram uma série de perguntas sobre a metodologia de pesquisa. Paulino afirmou que, em média, 2.500 pessoas são ouvidas em levantamentos nacionais. "A chance de alguém ser abordado por um pesquisador é muito pequena. E entrevistamos pessoas de todos os níveis sociais, inclusive em favelas."
O diretor afirmou ainda que as diferenças nos resultados entre as pesquisas são em geral muito pequenas.
"Muitas vezes as diferenças são apenas aparentes e estão dentro do intervalo da margem de erro de cada instituto. Para se comparar resultados de pesquisas é preciso levar em consideração a data de realização de cada uma, a margem de erro e a abrangência das amostras. Mais do que diferenças numéricas acho que há diferenças no tratamento dos dados e na forma como cada instituto se relaciona com a mídia", afirmou.
Leia mais
Confira a íntegra do bate-papo com Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha
Aprovação de Lula sobe, mas Serra ainda vence, segundo Datafolha
Congresso tem melhor avaliação após a crise, diz Datafolha
Especial
Confira as últimas pesquisas no site do Datafolha
Veja como foram os bate-papos anteriores
Diretor-geral do Datafolha vê contraste entre eleitores de Serra e Lula
Publicidade
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, afirmou hoje que o quadro eleitoral atual aponta para uma polarização entre os que declaram seu voto para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e para o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), os dois virtuais candidatos melhor colocados nas últimas pesquisas.
Segundo Paulino, Lula vem crescendo nas camadas mais pobres da população enquanto Serra é o preferido dos eleitores com mais escolaridade e renda.
Folha Imagem |
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino |
O diretor-geral do Datafolha credita o aumento das intenções de voto para Lula principalmente entre os mais pobres e menos escolarizados devido a benefícios sociais e ao aumento do salário mínimo. "Não dá para dizer ainda que seja uma tendência de crescimento", ressaltou.
Paulino também analisou o resultado da última pesquisa Datafolha que aponta melhora na avaliação do Congresso. Para ele, embora a avaliação positiva ainda esteja baixa --16% -- deputados e senadores foram beneficiados com a redução da freqüência com que o "mensalão" aparecem na mídia.
Pesquisa
Os internautas fizeram uma série de perguntas sobre a metodologia de pesquisa. Paulino afirmou que, em média, 2.500 pessoas são ouvidas em levantamentos nacionais. "A chance de alguém ser abordado por um pesquisador é muito pequena. E entrevistamos pessoas de todos os níveis sociais, inclusive em favelas."
O diretor afirmou ainda que as diferenças nos resultados entre as pesquisas são em geral muito pequenas.
"Muitas vezes as diferenças são apenas aparentes e estão dentro do intervalo da margem de erro de cada instituto. Para se comparar resultados de pesquisas é preciso levar em consideração a data de realização de cada uma, a margem de erro e a abrangência das amostras. Mais do que diferenças numéricas acho que há diferenças no tratamento dos dados e na forma como cada instituto se relaciona com a mídia", afirmou.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Nomeação de novo juiz do Supremo pode ter impacto sobre a Lava Jato
- Indicação de Alexandre de Moraes vai aprofundar racha dentro do PSDB
- Base no Senado exalta currículo de Moraes e elogia indicação
- Na USP, Moraes perdeu concursos e foi acusado de defender tortura
- Escolha de Moraes só possui semelhança com a de Nelson Jobim em 1997
+ Comentadas
- Manifestantes tentam impedir fala de Moro em palestra em Nova York
- Temer decide indicar Alexandre de Moraes para vaga de Teori no STF
+ EnviadasÍndice