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09/02/2006 - 19h04

Diretor-geral do Datafolha vê contraste entre eleitores de Serra e Lula

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da Folha Online

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, afirmou hoje que o quadro eleitoral atual aponta para uma polarização entre os que declaram seu voto para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e para o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), os dois virtuais candidatos melhor colocados nas últimas pesquisas.

Segundo Paulino, Lula vem crescendo nas camadas mais pobres da população enquanto Serra é o preferido dos eleitores com mais escolaridade e renda.

Folha Imagem
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino
"A última pesquisa do Datafolha aponta, de fato, para uma polarização do eleitorado. Como os mais pobres e menos instruídos são maioria, nesse momento Lula leva alguma vantagem. Em eleições anteriores para a Presidência da República, não havia um contraste tão acentuado", afirmou o diretor, que participou hoje de bate-papo da Folha com 550 pessoas.

O diretor-geral do Datafolha credita o aumento das intenções de voto para Lula principalmente entre os mais pobres e menos escolarizados devido a benefícios sociais e ao aumento do salário mínimo. "Não dá para dizer ainda que seja uma tendência de crescimento", ressaltou.

Paulino também analisou o resultado da última pesquisa Datafolha que aponta melhora na avaliação do Congresso. Para ele, embora a avaliação positiva ainda esteja baixa --16% -- deputados e senadores foram beneficiados com a redução da freqüência com que o "mensalão" aparecem na mídia.

Pesquisa

Os internautas fizeram uma série de perguntas sobre a metodologia de pesquisa. Paulino afirmou que, em média, 2.500 pessoas são ouvidas em levantamentos nacionais. "A chance de alguém ser abordado por um pesquisador é muito pequena. E entrevistamos pessoas de todos os níveis sociais, inclusive em favelas."

O diretor afirmou ainda que as diferenças nos resultados entre as pesquisas são em geral muito pequenas.

"Muitas vezes as diferenças são apenas aparentes e estão dentro do intervalo da margem de erro de cada instituto. Para se comparar resultados de pesquisas é preciso levar em consideração a data de realização de cada uma, a margem de erro e a abrangência das amostras. Mais do que diferenças numéricas acho que há diferenças no tratamento dos dados e na forma como cada instituto se relaciona com a mídia", afirmou.

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