Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 17h51

Políticos elogiam Palocci mas esperam volta à "normalidade" após sua saída

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O afastamento definitivo de Antonio Palocci da Fazenda provocou manifestações contrárias entre parlamentares: ao mesmo tempo que alguns elogiaram seu desempenho na pasta, outros admitiram que ele não tinha condições políticas para se manter no cargo.

"Foi tardia a saída do ministro. Há muito tempo não tinha condições alguma de continuar no cargo. As acusações contra ele eram sérias e ele se transformou num mentiroso contumaz", disse o deputado e presidenciável Roberto Freire (PPS-PE).

"Espero que a saída do ministro ofereça condições para o Brasil e o Congresso retomarem a normalidade", afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PC do B-SP), que ressaltou esperar a manutenção da política econômica.

"O ministro foi atingido pela crise, mas temos que ressaltar sua contribuição importante para o país. Ele passava credibilidade lá fora. Às vezes, Palocci era alvo de críticas, principalmente na área de câmbio e juros. No entanto, devemos reconhecer que era um esforço para atingir a meta de crescimento", afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O substituto de Palocci, o ex-presidente do BNDES Guido Mantega, foi avaliado com reservas por alguns parlamentares. "É um economista do segundo escalão. Do governo e do PT. Ninguém sabe se terá personalidade para manter suas posições. Não creio que ele vá manter sua postura. Acredito que ele vá sucumbir aos interesses dos bancos, assim como todo o PT já fez", afirmou Freire.

"Desejo, boa sorte a Mantega, que tem sólida formação sociológica e será bom se tiver condição de baixar os juros", disse Renan.

O ministro Palocci entregou ontem o pedido de afastamento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o recrudescimento da crise política. As revelações sobre a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa teriam precipitado a queda do ministro. O caseiro foi

Leia mais
  • Palocci admite erros, nega ato ilegal e critica "oposição feroz"
  • Diário Oficial traz exoneração "a pedido" de Palocci e Mattoso
  • Polícia de Ribeirão deve indiciar Palocci
  • Leia a íntegra da carta de Palocci ao presidente Lula

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página