Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 18h21

PF quer intimar Palocci antes de sua saída de Brasília

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda) deve ser intimado a depor à Polícia Federal antes de deixar Brasília. O delegado Rodrigo Carneiros Gomes quer agilizar a convocação. Ele é responsável pela investigação que apura a quebra ilegal de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

Antes de ouvir Palocci, o delegado pretende, entretanto, colher provas para embasar os questionamentos que fará ao ex-ministro.

O delegado considera que Palocci pode se recusar a falar ou negar ter participado do caso no depoimento à PF. Para evitar essa situação, os investigadores querem tempo para analisar provas materiais --como o computador usado na quebra do sigilo bancário-- para então apurar a exata participação do ex-ministro no caso.

O ex-presidente da Caixa, Jorge Mattoso, disse em depoimento ontem à PF que entregou uma cópia do extrato de Francenildo em "mãos" para Palocci. A entrega ocorreu um dia antes do documento ser publicado pela revista "Época" e de ser remetido ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e ao Banco Central para possíveis investigações.

Mattoso disse que foi o responsável pelo pedido das informações bancárias de Francenildo. Ele negou que Palocci tenha dado a ordem para a retirada do documento.

Para a PF, a versão apresentada pelo ex-presidente da Caixa tem falhas. Não está claro para os investigadores, por exemplo, a motivação de Mattoso para a quebra de sigilo. No depoimento, o ex-presidente da Caixa disse apenas ter ordenado que o extrato fosse retirado --comando obedecido por funcionários subordinados.

Outro ponto que a investigação precisa esclarecer, de acordo com a Polícia Federal, é o repasse do extrato a Palocci. Mattoso apresentou como defesa a tese de que entregou o extrato a Palocci porque ele era responsável pelo Coaf e pelo BC. No entanto, Mattoso só reuniu técnicos para ordenar o encaminhamento do caso um dia depois de entregar o extrato a Palocci. Diante das dúvidas, Mattoso deve ser intimado novamente a depor.

Leia mais
  • CPI dos Bingos vai ser mais rigorosa agora com Palocci, diz relator
  • Diário Oficial traz exoneração "a pedido" de Palocci e Mattoso
  • Polícia de Ribeirão deve indiciar Palocci
  • Leia a íntegra da carta de Palocci ao presidente Lula

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página