Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2006 - 15h05

Ibope e Vox Populi preparam pesquisas de voto para presidente

Publicidade

da Folha Online

Os institutos Ibope e Vox Populi entraram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com pedidos de registro de novas pesquisas de intenção de voto à Presidência da República, poucas semanas após a divulgação das sondagens da CNT/Sensus e Datafolha.

As duas pesquisas procuram ouvir os eleitores nos últimos dias desse mês, pouco tempo depois da onda de violência em São Paulo que afetou --segundo pesquisa do instituto Sensus-- as intenções de voto no candidato tucano Geraldo Alckmin.

O Ibope começou sua sondagem no sábado e deve terminar amanhã, após colher as respostas de 2.002 eleitores distribuís pelo país. O Vox Populi concentrou sua pesquisa no final de semana passado, ouvindo eleitores em 22 Estados. O TSE não informou o número de pessoas entrevistadas.

O Ibope realiza sua sondagem por encomenda da TV Globo, enquanto o Vox Populi, da Editora Confiança, que publica a revista "Carta Capital".

As duas sondagens devem ser divulgadas nos próximos dias, já que a lei obriga os institutos a registrarem seus trabalhos até cinco dias antes da divulgação.

Lula ganha espaço

Na pesquisa CNT/Sensus, a intenção de voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 37,5% para 40,5%. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, por sua vez, perdeu espaço passando de 20,6% para 18,5% das intenções de voto.

Na pesquisa Datafolha, a vantagem de Lula sobre o candidato do PSDB à presidência passou de 20 pontos para 22 pontos percentuais. Em um cenário ainda com o ex-governador Anthony Garotinho, o "presidenciável" do PMDB com maior taxa de intenção de voto, Lula aparece na pesquisa com 43% das intenções de voto, contra 21% do tucano. Em abril, Lula tinha 40% das intenções de voto e Alckmin aparecia com 20%.

Leia mais
  • Lula e Alckmin aceleram negociação das alianças nacionais e estaduais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página