Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2006 - 17h04

Berzoini admite que PT trabalha com perspectiva de segundo turno nas eleições

Publicidade

REGIANE SOARES
da Folha Online

O presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini, admitiu hoje que a legenda trabalha com a perspectiva de uma eleição em dois turnos. Ele afirmou que as pesquisas de intenção de voto divulgadas hoje foram importantes para mostrar o resultado da exposição do candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, em junho. Nesse mês, o PSDB veiculou uma propaganda partidária além de várias inserções diárias de rádio e TV para mostrar seu candidato.

"Vencer no primeiro turno é uma possibilidade. Acreditamos que as pesquisas de hoje mostram uma vitória no primeiro turno, mas vamos trabalhar porque a campanha é longa", disse ele.

Sobre as sondagens divulgadas hoje, ele comentou: "Evidentemente [as pesquisas] mostram um quadro muito mais realista do que será a eleição do que as pesquisas anteriores".

Segundo Berzoini, o presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva foi beneficiado nas pesquisas anteriores em razão de sua exposição em programas partidários. "Nas pesquisas de junho, com a quantidade de programas partidários que o candidato do PSDB teve, evidentemente, houve deslocamento", afirmou.

O deputado respondeu que acompanha os números com atenção, mas ressaltou que as sondagens são importantes para análise e não devem guiar a orientação da campanha, quando questionado sobre o crescimento de Alckmin, que reduziu sua distância em relação a Lula.

"Nossa campanha é orientada por uma discussão política, acumulada ao longo dos anos e nós vamos trabalhar para manter esse diálogo com o povo. Mais do que vencer as eleições, queremos mobilizar a população em torno da avaliação do governo Lula", disse ele.

Berzoini e a Executiva do partido estão reunidos na tarde de hoje, em São Paulo, para ratificar o resultado da convenção nacional do PT, realizada no último sábado, e incluir o PC do B na coligação, já definida entre PT e PRB.

Leia mais
  • Alckmin sobe, mas Lula ainda venceria no 1º turno, diz Datafolha

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas Datafolha
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página