Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2006 - 19h35

Alckmin afirma que vai disputar segundo turno com Lula, apesar de pesquisas

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Mesmo com a liderança absoluta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, disse hoje que vai disputar o segundo turno com o petista.

Segundo Alckmin, o quadro eleitoral vai mudar até outubro."Vai ter segundo turno, a não ser que eu ganhe no primeiro turno", reagiu com bom-humor o candidato.

Alckmin afirmou que a sua estratégia, daqui para frente, é ir crescendo lentamente nas pesquisas, até se aproximar de Lula. Segundo o tucano, basta crescer cinco pontos percentuais para que a disputa seja levada ao segundo turno. "Agora é para cima e para o alto", disse.

Cenário para segundo turno

O tucano acredita ser possível, no segundo turno, reunir os votos de todos os candidatos, com exceção de Lula. Nesse raciocínio, Alckmin prevê a diferença de apenas dez pontos percentuais no eventual segundo turno entre ele e o petista.

Mesmo com a proximidade das eleições, o candidato acredita em virada. "Vai dar tempo. A eleição não é amanhã, é no dia primeiro de outubro. A campanha não pode ser errática, tem lógica".

O candidato disse que, depois do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, ficou clara a possibilidade de reverter as pesquisas de intenção de voto. E reiterou que não se impressiona com pesquisas. "No segundo turno, o Lula não vai ter como fugir do contraditório. O presidente vive num mundo virtual".

Alckmin também criticou o programa eleitoral do petista, que segundo ele apresenta "obras que não existem", como a criação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) -- que ainda precisa ser votado pelo Congresso Nacional.

Leia mais
  • Lula mantém chance de vencer no 1º turno e tem aprovação recorde, diz Datafolha
  • Tarso Genro diz que FHC está desequilibrado
  • Maioria não assiste a propaganda eleitoral

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página