Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2006 - 22h43

Disputa por imagem de Lula termina em agressão no Ceará

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

A disputa pelo uso da imagem e da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no horário eleitoral foi o motivo, segundo o prefeito de Iguatu (a 400 km de Fortaleza), Agenor Neto, para que ele fosse espancado por um grupo de 15 a 20 pessoas, na noite da última sexta-feira.

Agenor é aliado do candidato à reeleição Lúcio Alcântara (PSDB) e se desfiliou do PSDB na semana passada para lançar o primeiro comitê Lula-Lúcio no Estado.

Segundo ele, a agressão foi comandada por pessoas ligadas ao seu principal adversário na cidade, o deputado estadual Marcelo Sobreira (PSB), que defende as candidaturas de Lula e de Cid Gomes (PSB). Um vereador e um primo do deputado chegaram a ser presos, no sábado pela manhã, e só foram liberados hoje. Outras quatro pessoas também tiveram a prisão preventiva decretada.

O advogado do grupo, Hélio Leitão, disse que alguns dos acusados nem estavam na cidade no momento da briga e que ainda é cedo para prisões, pois a investigação está apenas no começo.

Além de Agenor, foram agredidos o vice-prefeito e o chefe de gabinete. Eles receberam tapas, socos e chutes e sofreram cortes e lesões leves. Em solidariedade ao prefeito, Lúcio suspendeu sua agenda política no sábado e foi a Iguatu, onde participou de uma caminhada "pela paz".

Há alguns dias, o próprio governador usou, em sua propaganda eleitoral, uma foto e uma gravação de Lula, em que o presidente exaltava sua "lealdade". Depois disso, a Justiça Eleitoral proibiu qualquer vínculo de Lúcio com Lula.

Para burlar a proibição, porém, um partido que não está na coligação do PSDB, o PRP, passou a veicular, no horário reservado aos candidatos a deputado estadual, na TV, a fala do presidente e a mesma foto, dizendo que o partido apóia as candidaturas de Lula e Lúcio. Os advogados da coligação de Cid já entraram com um pedido de liminar para suspender a exibição dessa propaganda.

Em plena disputa pela vinculação de sua imagem com a de Lula, hoje o governador suspendeu quase todas as suas atividades de campanha para seguir a Brasília, onde foi recebido em uma audiência pelo presidente. O encontro foi filmado por uma TV do Ceará.

Todo esse esforço para se ligar a Lula, e, assim, se afastar de Geraldo Alckmin (PSDB), é explicado pelos números da última pesquisa do Datafolha, divulgados na sexta-feira: Lúcio caiu sete pontos e está com 37% das intenções de voto, atrás de Cid, que cresceu 15 pontos e está com 50%. Cid cresceu principalmente entre os que afirmam votar em Lula. Na pesquisa anterior, Lúcio tinha 44% e Cid, 35%.

Leia mais
  • Erramos: Disputa por imagem de Lula termina em agressão no Ceará
  • Após reviravolta nas pesquisas, governador do Ceará se encontra com Lula
  • Candidato do PSB pode vencer no 1º turno no Ceará, diz Datafolha
  • Alckmin mantém otimismo e minimiza falta de apoio de tucanos nos Estados

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página