Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2006 - 11h45

Cristovam diz que Lula e Alckmin têm propostas iguais

Publicidade

FELIPE NEVES
da Folha Online

O candidato à Presidência da República pelo PDT, Cristovam Buarque, disse nesta terça-feira que o PT hoje faz parte do "bloco conservador". "Disso eu não tenho a menor dúvida."

Segundo o pedetista, o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perderam o rigor transformador. "Eles hoje fazem parte do grupo de políticos que querem manter o mesmo, apenas dando aspirina para resolver os problemas."

Cristovam criticou a mesmice da eleição presidencial. Para ele, Lula e Geraldo Alckmin (PSDB) têm exatamente as mesmas propostas. "São as propostas que estão aí há 50 anos", disse o candidato.

O candidato afirmou que é a favor da Justiça Eleitoral suspender registro de candidaturas com base em acusações morais. Ele teme, no entanto, que os tribunais possam sofrer influência política e, portanto, sejam parciais.

Cristovam disse que há casos em que decisões nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) levantaram muitas suspeitas disso. Ele não quis dizer a região a que se referia, mas deu a entender que seria Brasília.

"Claro que há momentos que alguns TREs tomaram decisões que levantavam toda a possibilidade de suspeita de influências políticas", disse o candidato do PDT após participar de um café da manhã promovido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio).

"Eu acho que os tribunais devem ter o direito de sair da questão técnica e entrar na questão moral. O que não pode é passar do limite da moral e cair na política", acrescentou Cristovam.

Questionado sobre o que significava essa imparcialidade a que se referia,ele explicou que teme que os tribunais tolerem mais a imoralidade de membros de alguns partidos que a de outros.

"Por um lado eu simpatizo com a Justiça tomar cuidado para manter a ética. Por outro, eu me preocupo porque se passar do limite ao escolher as pessoas, talvez a Justiça esteja interferindo no processo político", afirmou.

Em todo o país, os TREs indeferiram 1.535 candidaturas, dentre 20.705 solicitações, o que representa 7,4% do total. Somente o Tribunal do Rio de Janeiro ainda não consolidou os dados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Leia mais
  • TREs rejeitam 1.535 candidaturas em todo o país
  • Alckmin e Cristovam criticam Lula no rádio; petista fala do biodiesel

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: qual é o melhor programa eleitoral dos candidatos à Presidência?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página