Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2006 - 18h23

Berzoini diz que carta de FHC é tentativa desesperada de retornar à vida pública

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, reagiu hoje à carta aberta divulgada nesta quinta-feira pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) na qual ele culpa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT pelos recentes escândalos de corrupção do país. Segundo Berzoini, a carta de FHC é uma tentativa do ex-presidente de voltar à vida pública, uma vez que o PSDB optou por "escondê-lo" na campanha do tucano Geraldo Alckmin à Presidência.

"O ex-presidente está sendo escondido pelo próprio partido que não estabelece vínculos entre o Alckmin e o Fernando Henrique. Ele tenta de qualquer maneira voltar à vida pública. É a forma que tem para se comunicar, já que o programa do Alckmin não dá espaço para ele", criticou.

O presidente do PT também acusou Fernando Henrique de ter impedido que a Polícia Federal investigasse denúncias de corrupção no seu governo, ao contrário da postura adotada pelo governo Lula. "É um episódio de fragilidade emocional. Mas não vamos gastar nosso tempo com isso. Vamos continuar na campanha", afirmou à Folha Online.

O vice-líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), endossou as declarações de Berzoini. Segundo o deputado, Fernando Henrique deveria ter revelado publicamente outros arrependimentos do PSDB cometidos nos oito anos em que esteve na Presidência.

"Essa mea culpa dele está autocensurada. Ele devia era fazer uma mea culpa dos desmandos do governo dele. A máfia dos vampiros passou todo o governo dele sem ser investigada. Ele abortou a instalação de CPIs e favoreceu empresas na venda da Telebrás", disse.

Na opinião de Rands, FHC não tem "autoridade moral" para criticar o governo Lula. "O Alckmin tem escondido ele da campanha. É a fala típica de um homem ressentido. Como ele está sendo escondido, a vaidade fala mais forte. É a fala de alguém que está incomodado com isso e com o fato do governo Lula estar fazendo muito mais do que o seu fez."

Além de atacar o presidente, FHC reconheceu na carta que o PSDB errou "ao tapar o sol com a peneira" as acusações contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) --que teria recebido recursos do valerioduto em 1998.

"Talvez isso tenha sido um surto repentino de humildade, o que não é característica dele. Mas é autocrítica tardia de uma pessoa que jogou o Brasil na desesperança", afirmou Berzoini.

Leia mais
  • FHC afirma que PSDB errou com Azeredo
  • Leia íntegra da carta de FHC aos eleitores do PSDB
  • Serra diz que opiniões de FHC têm "muita importância" para PSDB

    Especial
  • Leia a cobertura especial das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página