Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2006 - 08h45

MST anuncia ação em Pernambuco

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) anunciou que realizará hoje uma série de manifestações em Pernambuco, em protesto contra a "demora" no processo de reforma agrária e contra a "criminalização" dos movimentos sociais no país.

Segundo o dirigente estadual do movimento Alexandre Conceição, os atos fazem parte de mais uma jornada nacional de luta e mobilizarão cerca de 5.000 sem-terra.

Estão previstos bloqueios de rodovias e invasões de terra em todo o Estado. Também poderão ocorrer saques.

Amanhã à tarde, o MST avaliará a possibilidade de manter os protestos até o fim de semana. "Vai depender da conjuntura", disse.

O movimento reivindica também o cancelamento do pedido de prisão do coordenador nacional do MST Jaime Amorim. O líder sem-terra é acusado de liderar a depredação do Consulado dos EUA em Recife, em dezembro de 2005.

Protestos

Ontem em Alagoas, o MST fechou a principal ligação entre Maceió e Recife, a BR-101, das 8h30 às 15h. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os sem-terra bloquearam também o trevo de acesso entre as BR-423 e BR-110, em Delmiro Gouveia, no sertão alagoano.

O movimento reivindica a libertação de um sem-terra preso. Lideranças afirmaram que o bloqueio não teve ligação com outras mobilizações do MST no país.

Na Paraíba, 500 integrantes do MST e do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) invadiram ontem a sede do Incra em João Pessoa (PB).

O movimento reivindica o cumprimento da meta prometida pelo Incra de assentar 500 famílias no Estado neste ano --20 famílias foram assentadas até agora, segundo o MST.

Leia mais
  • MST promove invasões no RS, em MT e em GO

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre invasões do MST
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página