Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2006 - 15h58

Vice de Alckmin acusa Lula de empáfia ao comemorar vitória no 1º turno

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

No primeiro discurso no Senado depois do primeiro turno das eleições, o senador José Jorge (PFL-PE), que concorre a vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB), disse que o resultado das urnas foi "acachapante sobre a empáfia" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O senador disse que Lula e os seus partidos aliados já comemoravam a vitória no primeiro turno quando se viram surpreendidos pela vontade popular. "O povo, em sua imensa sabedoria, colocou tudo em seu devido lugar. Vamos para o embate eleitoral do segundo turno", disse.

José Jorge agradeceu a expressiva votação em Geraldo Alckmin no último domingo. Reconheceu que a campanha do tucano enfrentou "circunstâncias muito difíceis" ao lutar contra o candidato que tem a "máquina do governo" a seu favor. E acusou membros do governo federal de terem trabalhado em favor da candidatura Lula.

"Antes, havia uma espécie de operação, comandada pelo Palácio do Planalto, para fazer crer o Brasil que o presidente Lula já tinha ganho, que a eleição ia ser decidida no primeiro turno, quando, na verdade, víamos que isso não estava certo", criticou.

José Jorge disse que Lula vai agora para o segundo turno não mais na posição de favorito. "Agora não há favorito. Agora é um contra um e qualquer um dos dois pode ganhar. E o povo brasileiro é que vai decidir", enfatizou.

Na opinião do senador, no segundo turno, os brasileiros poderão confrontar somente duas propostas de governo para decidirem pela melhor. "Com certeza os brasileiros farão uma análise mais acurada dos dois candidatos e optarão pelo mais capacitado e transparente que é o governador Geraldo Alckmin", disse.

Ele cobrou do governo, mais uma vez, firmeza nas investigações para apurar a origem do dinheiro que seria utilizado na compra do dossiê contra tucanos. "É necessário que algumas questões fiquem definitivamente esclarecidas, entres estas dúvidas, destaca-se a definitiva elucidação do crime eleitoral cometido contra a candidatura de Geraldo Alckmin e de José Serra", afirmou.

Leia mais
  • Alckmin vai priorizar Estados onde teve votação menor no 1º turno

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página