Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2006 - 15h33

Lula e Alckmin representaram um contra o outro 137 vezes no TSE

Publicidade

da Folha Online

Quase metade das representações julgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desde que teve início a propaganda eleitoral gratuita foram apresentadas pelas coligações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. Ao todo, foram protocoladas 307 representações desde o dia 15 de agosto, dentre as quais 137 dos dois candidatos --sempre de um deles contra o outro.

De acordo com o TSE, das 137 ações, 95 foram apresentadas no primeiro turno e 42, no segundo. Alckmin foi o que mais recorreu à Justiça Eleitoral contra Lula. Foram apresentadas 76 ações. Lula representou 61 vezes contra o tucano. Nos dois casos, a maioria foi protocolada no primeiro turno.

Os cálculos do órgão indicam que a maioria dos pedidos foi para garantir a perda de tempo por invasão de horário destinado a outros candidatos. Foram gerados 59 processos. Em seguida, figuram os pedidos de direito de resposta, que somam 48 representações. O restante varia entre requerimentos de abertura de investigação judicial e utilização de computação gráfica na propaganda, entre outros.

Quanto aos pedidos de direito de resposta no primeiro turno, o presidente Lula apresentou 18 pedidos, sendo que ganhou em apenas um. Alckmin solicitou direito de resposta quatro vezes contra Lula. Todos foram negados.

No segundo turno, a coligação petista entrou com pedido em 16 ocasiões, ganhando em três delas. Alckmin pediu direito de resposta dez vezes e ganhou em uma das ações. Cada direito de resposta concedido correspondeu a um minuto no horário do candidato adversário.

O levantamento do TSE levou em conta todas as ações protocoladas de 15 de agosto até as 13h de hoje.

Leia mais
  • Presidenciáveis fazem comícios de encerramento na capital paulista
  • Candidatos voltam a usar edição de debate no horário eleitoral gratuito
  • Petistas usaram eleições para "elaborar" luto do partido, diz psicanalista
  • Dossiê era para lesar campanha nacional do PSDB, diz Lacerda

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página