Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 20h55

Lula rebate FHC e confirma que vai manter política econômica

Publicidade

da Folha Online

O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu hoje as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em sua terceira entrevista a uma emissora de televisão. Ele também sinalizou que deve manter a política econômica de seu primeiro mandato.

"Não tinha política econômica do Palocci. A política econômica era do governo. Nós deliberávamos com vários ministros", disse o presidente, em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo. Ontem, o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) afirmou que havia terminado a "era Palocci".

Em seguida, o presidente afirmou que foi essa política econômica que teria garantido as condições para o país crescer a partir de 2007. "Nós podemos hoje podemos afirmar que o país pode crescer mais, [e isso] é resultado de uma política econômica séria que nós fizemos no primeiro mandato. Controlar a inflação, ter um superávit de 4,25% e manter uma política fiscal rígida, foi uma necessidade", afirmou.

"No segundo mandato, nós determinamos que nós vamos querer desenvolvimento econômico, distribuição de renda e educação de qualidade. E nós temos que procurar agora cumprir com esse tripé, que foi o compromisso dessa campanha", acrescentou.

FHC

O presidente Lula também reservou tempo na entrevista para retribuir as "alfinetadas" que o seu antecessor no Planalto, Fernando Henrique Cardoso, fez durante palestra na capital paulista.

"Eu lamento profundamente que um ex-presidente da República, que deveria ter um pensamento muito mais positivo com relação ao Brasil, viver instigando para que as coisas não dêem certo no Brasil", afirmou, sem se referir nominalmente ao ex-presidente FHC.

"Os congressistas terão que votar [propostas] não porque é um projeto do presidente, mas porque é uma proposta que interessa ao Brasil", respondeu Lula, mencionando o projeto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa como um dos exemplos.

Leia mais
  • Lula não confirma permanência de Mantega e sinaliza que economia não muda

    Especial
  • Leia a cobertura especial das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página