Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2006 - 12h04

Urnas eletrônicas ficarão lacradas por 60 dias para preservar dados

Publicidade

da Folha Online

As urnas eletrônicas utilizadas durante as eleições do último domingo vão permanecer lacradas por 60 dias, contados a partir da proclamação formal dos resultados, que ainda não foi realizada.

O ministro Marco Aurélio Mello, presidente do TSE (Tribunal Superior eleitoral), deve proclamar em breve o resultado das eleições. Pelo calendário eleitoral deste ano, a divulgação oficial dos resultados deve ocorrer até o dia 14 de novembro.

Das mais de 400 mil urnas que estavam disponíveis ao TSE para as eleições, 361.431 foram efetivamente utilizadas no domingo e, portanto, deverão ser mantidas lacradas pelo período de 60 dias.

A lacração é necessária para manter os dados na urna, visto que alguns partidos e/ou candidatos ainda podem solicitar impugnação ou questionar o resultado das eleições.

Só depois do prazo de 60 dias é que o lacre é retirado e os cartões de memória, armazenados. No entanto, a retirada dos lacres não é permitida caso a votação ou a apuração da seção correspondente estiver dependendo de julgamento.

Leia mais
  • Lula se reúne com Campos e Cabral e inicia diálogo com governadores
  • Partidos aliados já se mobilizam para ampliar espaço no governo
  • Lula ganha mais votos nos ninhos tucanos
  • Presidente convida Aécio para reunião com oposição na capital

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página