Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2006 - 22h14

Em coma, estado de saúde do senador Ramez Tebet é crítico

Publicidade

SILVIA FRIAS
Colaboração para a Agência Folha, em Campo Grande

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS), 70, está em coma desde a madrugada desta sexta-feira, em conseqüência do agravamento de um tumor no fígado, diagnosticado desde 2005.

Durante dez dias, Tebet esteve internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, mas no último dia 13 foi levado para casa, em Campo Grande (MS), para dar continuidade ao tratamento médico perto da família.

Segundo a assessoria do parlamentar, até a meia-noite de quinta-feira o estado de saúde de Tebet era estável e ele conversava normalmente. Mas, às três da manhã desta sexta-feira, ele começou a respirar com dificuldade, apresentando excessiva sonolência --e, a partir daí, não conseguiu mais se comunicar.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo oncologista Issamir Saffar e pelo clínico-geral Carlos Filinto de Almeida, o quadro clínico do senador mantém-se inalterado desde que entrou em coma. Os médicos irão divulgar dois boletins diários. Desde cedo, era grande a movimentação de familiares e amigos na casa do senador, em Campo Grande.

Em 1983, quando exercia o cargo de vice-governador por Mato Grosso do Sul, Tebet descobriu um câncer na bexiga e, depois de quatro anos de tratamento, teve o órgão retirado em janeiro de 1987. Em outubro de 2004, os médicos diagnosticaram outro câncer, no rim direito, também retirado em janeiro de 2005. Em dezembro do mesmo ano, foi encontrado um tumor no fígado. A doença estava sendo tratada com quimioterapia.

O senador já havia sido internado por conta de uma reação ao medicamento usado, em março de 2005, quando ficou sete dias na UTI do Albert Einstein. Em novembro de 2006, houve nova reação ao medicamento e internação por dez dias no hospital, mas ele preferiu ser levado para Campo Grande, onde está sendo acompanhado pelos médicos Issamir Saffar, Carlos Filinto e Adalberto Siufi, além da filha, Eduarda, gastroentereologista.

Ramez Tebet completou 70 anos no dia 7 de novembro. Ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-ministro da Integração Nacional (governo FHC), ele exerce o segundo mandato de senador desde janeiro de 2003.

Leia mais
  • Lula vai se encontrar com governadores da base aliada na próxima semana
  • Cabral anuncia José Mariano Beltrane como secretário de Segurança Pública
  • STJ nega habeas-corpus para filho de ex-governador Almir Gabriel
  • Governador tucano diz a Lula que PSDB vai dialogar com governo federal

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o senador Ramez Tebet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página