Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2006 - 09h13

Eleições custaram 49,4% a mais em 2006

Publicidade

SILVIO NAVARRO
da Folha de S.Paulo, em Brasília
RUBENS VALENTE
da Folha de S.Paulo

As campanhas eleitorais para presidente da República, governador, senador e deputados federais e estaduais gastaram pelo menos 49,4% a mais na eleição deste ano se comparadas às de 2002, já descontada a inflação do período.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Marco Aurélio de Mello, afirmou ontem que o aumento "causa perplexidade".

"A lei número 11.300 gerou barateamento das campanhas. Mas ficou claro que atravessamos um período de maior transparência", disse o presidente do TSE.

A lei citada por Mello, chamada de minirreforma eleitoral, foi feita para baratear as eleições, ao proibir outdoors, showmícios e distribuição de brindes aos eleitores.

Neste ano, o gasto total das campanhas no país ficou entre R$ 1,3 bilhão e R$ 1,6 bilhão, segundo dados declarados pelos candidatos que prestaram contas dentro do prazo à Justiça Eleitoral. No total geral, as campanhas arrecadaram quase a mesma coisa, com um déficit de apenas R$ 2,3 milhões.

O valor mais modesto (R$ 1,3 bilhão) representa o triplo do que a União repassou neste ano para a educação fundamental, por meio do Fundef.

Na eleição passada, o total gasto foi de R$ 916 milhões (já corrigido pelo IPCA que mede a inflação no período).

A variação possível nos valores declarados neste ano se deve ao montante que saiu do caixa dos comitês financeiros. O TSE diz que não é possível identificar com exatidão quanto foi lançado também pelos candidatos e quanto foi gasto próprio do comitê.

A soma dos recursos gastos pelas contas do candidato e dos comitês pode gerar sobreposição de valores em alguns casos. Para não correr risco de duplicidade, o tribunal desconsidera os gastos informados pelos comitês financeiros.

Se forem considerados os recursos apenas que entraram e saíram dos comitês, a última campanha custou 83% a mais do que a de 2002.

Custo do voto

O valor total gasto deve ser ainda maior porque apenas 69,7% das prestações de contas dos candidatos e 79,3% das dos comitês foram entregues no prazo, no último dia 28.

Em relação ao eleitorado brasileiro, o custo do voto neste ano variou entre R$ 10,8 e R$ 13,2. Nesse caso, para um universo de 126 milhões de eleitores, o custo do voto deveria oscilar entre R$ 5,5 e R$ 6,3.

Leia mais
  • Dirceu se prepara para pedir anistia ao Congresso em 2007
  • PF quer ouvir mais petistas sobre dossiê antitucano
  • Na África, Lula festeja acordo com PMDB

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página