Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 16h52

Serra anuncia mais nove secretários; vice vai assumir Desenvolvimento

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

O governador eleito de São Paulo, José Serra, anunciou nesta quarta-feira os nomes de mais nove secretários que irão compor sua equipe de governo a partir de 2007. Entre eles, está o vice de sua chapa, o deputado Alberto Goldman, que vai assumir a pasta do Desenvolvimento --no lugar da atual Ciência e Tecnologia.

O próximo secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano será o engenheiro Lair Krähenbühl, vice-presidente do Secovi-SP (sindicato de setor imobiliário de São Paulo), sendo vinculado também à CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). O engenheiro ainda acumula uma passagem pelo setor público, tendo ocupado o cargo de Secretário da Habitação na gestão Paulo Maluf (1993-1996) na Prefeitura de São Paulo. Foi o criador do projeto Cingapura, programa de reurbanização de favelas da cidade.

Na pasta de Esporte e Turismo, a indicação é Claury Alves, ex-prefeito de Ourinhos e ex-deputado estadual, ligado ao PTB, uma das legendas que apoiaram a eleição de Serra. Claury Alves foi vice-líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo.

O presidente do diretório estadual do PSDB, o deputado estadual Sidney Beraldo, foi contemplado com a Secretaria de Administração e Gestão.

Serra decidiu ainda manter no governo o atual secretário de Recursos Hídricos e Energia, Mauro Arce. Mas ele ocupará uma outra pasta --a partir de 2007, será responsável pelos Transportes.

Para a Comunicação, o tucano escolheu o atual presidente do Imesp (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo), Hubert Alquéres. O deputado federal José Aristodemo Pinotti (PFL) receberá a pasta de Ensino Superior.

Serra também anunciou que Dilma Pena --atual coordenadora da revisão do Plano Diretor do município de São Paulo-- cuidará da Secretaria de Energia e Saneamento.

José Henrique Reis Lobo, que foi secretário particular de Serra na prefeitura (2005-2006), foi indicado para a pasta das Relações Institucionais.

Serra não anunciou um nome para a Casa Militar e afirmou que iria esperar uma indicação do futuro secretário da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão.

O governador eleito negou loteamento político na montagem do futuro governo, mas admitiu a indicação de dois partidos para o preenchimento de cargos --Krähenbühl (PPS) e Claury (PTB).

Serra já havia anunciado os nomes de 14 futuros secretários do governo, além do próximo procurador-geral do Estado. Confira abaixo:

Fazenda: Mauro Ricardo Machado Costa - coordenador do governo de transição e secretário municipal de Finanças da Prefeitura de São Paulo.

Trabalho: Guilherme Afif Domingos (PFL) - presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e ex-presidente do Badesp (Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo) e ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na gestão Paulo Maluf.

Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Francisco Graziano - deputado federal pelo PSDB e ex-presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e ex-chefe-de-gabinete da Presidência no governo Fernando Henrique Cardoso.

Agricultura: João Sampaio - presidente da Sociedade Rural Brasileira e ex-presidente da Associação dos Produtores de Borracha de MT.

Assistência e Desenvolvimento Social: Rogério Amato - atual secretário de Assistência e Desenvolvimento Social da gestão de Cláudio Lembo (PFL).

Educação: Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos - atual secretária de Estado da Educação.

Saúde: Luiz Roberto Barradas Barata - atual secretário estadual de Saúde. Ex-secretário-adjunto de Saúde no governo do Estado na gestão de Mario Covas (PSDB), que depois foi substituído por seu vice, Geraldo Alckmin (PSDB).

Casa Civil: Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB) - atual secretário de governo da Prefeitura de São Paulo.

Economia e Planejamento: Francisco Vidal Luna - atual secretário de Planejamento da Prefeitura de São Paulo.

Justiça: Luiz Antonio Guimarães Marrey - atual secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo, na gestão do ex-prefeito José Serra e do atual, Gilberto Kassab (PFL).

Transportes Metropolitanos: José Luiz Portella - ex-secretário executivo do Ministério do Esporte (gestão FHC) e assessor especial no governo Franco Montoro, em São Paulo.

Administração Penitenciária: Antônio Ferreira Pinto - atual secretário Estadual da Administração Penitenciária de São Paulo.

Segurança Pública: Ronaldo Augusto Bretas Marzagão - foi assessor técnico do gabinete do secretário da Segurança Pública de São Paulo, na gestão do governador Franco Montoro.

Cultura: João Sayad - ex-ministro do Planejamento no governo Sarney e ex-secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo e ex-secretário estadual da Fazenda.

Procuradoria-geral do Estado: Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo - presidente da Apesp (Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo).

Leia mais
  • Saiba mais sobre os secretários anunciados por Serra
  • CPI dos Sanguessugas diz não ter prova contra ex-ministros
  • Empresas com concessões públicas doam R$ 89,8 milhões
  • PF entregará à CPI provas contra Lacerda

    Especial
  • Leia cobertura sobre a montagem do governo José Serra
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página