Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2006 - 14h09

Processo de deputado em greve de fome será votado na próxima semana

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), decidiu hoje que se o deputado Anselmo (PT-RO) não apresentar até amanhã seu parecer no processo contra o deputado João Correia (PMDB-AC), ele irá destituí-lo do cargo e nomeará um novo relator. A decisão foi tomada depois que Correia iniciou uma greve de fome no plenário da Câmara para pressionar pelo julgamento. Desde ontem, o deputado se alimenta apenas de água.

Izar disse que há uma semana vem pressionando Anselmo a entregar seu relatório, já que o processo foi concluído. "Vou dar um prazo até amanhã. Se o relator não entregar o parecer, nomeio outro que esteja a par do assunto e coloco o processo em votação na semana que vem", disse.

A mulher de João Correia esteve hoje com Izar para reforçar o apelo para que ele agilize a votação do processo. Izar disse que faria o que estava ao seu alcance e pediu para que ela tentasse interromper o protesto.

"É uma situação desagradável. Ele já sabia que o processo seria julgado na semana que vem", afirmou. Izar afirmou que não acredita numa "greve geral" dos envolvidos no esquema dos sanguessugas. "É um caso isolado. A grande maioria está fugindo do julgamento, apresentando atestado médico para não depor", afirmou.

Ainda hoje, o conselho se reúne para discutir o caso de João Correia e dos demais parlamentares. Izar quer expor os nomes dos "sanguessugas" que, até agora, não apresentaram nem a defesa.

A Folha Online apurou que o atraso na votação de Correia pode ter motivação política. Adversários do deputado na região Norte estariam influenciando o relator a não concluir a votação. Correia foi acusado de receber propina da máfia das ambulâncias, mas nenhuma prova teria sido encontrada pelo relator.

Leia mais
  • Deputado que faz greve de fome pede colchão para dormir no plenário
  • TSE julga hoje contas da campanha eleitoral de Lula
  • Verba era mais difícil antes de pagar propina a Abel, diz Vedoin
  • Delegado pede agenda de Barjas Negri
  • PMN desiste de se fundir com PHS e com PPS

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura sobre a máfia sanguessuga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página