Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2006 - 21h08

Líder do PSDB no Senado culpa Lula por crise no tráfego aéreo

Publicidade

da Folha Online

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, cobrou nesta sexta-feira do governo federal uma solução imediata para a crise no tráfego aéreo. Em nota divulgada pelo site oficial do partido, o senador tucano pediu um "basta" e culpou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela situação.

"A responsabilidade, inescapável, por tudo isso, é do presidente da República, que não pode mais continuar com atitudes evasivas, condenando retoricamente a situação, como se não tivesse responsabilidade objetiva sobre as conseqüências nefastas dela advindas", diz a nota.

No raciocínio de Virgílio, Lula é culpado por não conseguir coordenar os órgãos responsáveis por solucionar a crise --a saber, o Ministério da Defesa, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Aeronáutica.

"O quadro, pois, é de um ministro da Defesa [Waldir Pires] virtual, de uma Anac esvaziada e de um Comando da Aeronáutica com sua autoridade arranhada, num quadro em que a hierarquia se quebra e a anarquia ameaça tomar conta do cenário", afirma.

Na opinião do líder tucano, "milhares de brasileiros" estão sendo tratados "como verdadeiros refugiados políticos nos aeroportos do país". Para enfrentar esse problema, continua Virgílio, a população espera de seu presidente "realismo, liderança, lucidez e coragem". Ele conclui: "Não dá mais para continuar do jeito que está. Chega!."

Aviões da FAB

O Comando da Aeronáutica decidiu disponibilizar oito aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) para transportar passageiros que não conseguem embarcar em diversos aeroportos do país.

Em nota oficial, a Aeronáutica afirma que a determinação partiu do presidente Lula para "amenizar as dificuldades presentemente experimentadas pelos usuários da aviação civil comercial".

Atrasos

Os atrasos nos pousos e decolagens continuaram subindo e atingiram quase metade dos vôos nesta sexta-feira, em 67 aeroportos do país. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), 583 dos 1.214 vôos tiveram atrasos superiores a uma hora e outros 40 vôos foram cancelados, o que representa um índice de 48,02%. A FAB considera normais atrasos de até 40 minutos.

O índice contraria a previsão da própria agência, que acreditava na normalização do movimento a partir desta sexta-feira, terceiro dia seguido de caos nos terminais.

Leia mais
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados
  • PF indicia 7 pelo caso dossiê, mas não descobre origem do dinheiro
  • Lula disponibiliza aviões da FAB para tentar diminuir crise aérea
  • Lula diz que pretende visitar Fidel no início de 2007

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página