Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2006 - 01h15

Empresas e FAB cedem aviões para a TAM para tentar diminuir crise aérea

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, Brasília

O Comando da Aeronáutica decidiu disponibilizar oito aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) para transportar passageiros que não conseguem embarcar em diversos aeroportos do país em conseqüência do mais recente episódio da crise aérea brasileira.

Em nota oficial, a Aeronáutica afirma que a determinação partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para "amenizar as dificuldades presentemente experimentadas pelos usuários da aviação civil comercial".

A nota diz, apenas, que os aviões foram disponibilizados de forma emergencial para "complementar às capacidades das empresas aéreas no atendimento da elevada demanda do período".

Os aviões serão dois Boeing 737 (com capacidade para 40 passageiros cada), conhecidos como "sucatinhas"; dois Boeing 707 (um com 140 lugares e outro com 72), conhecidos como "sucatões", e quatro jatos C-99 (45 lugares cada). As aeronaves, somadas, dispõem de 472 assentos.

Anac vai definir ainda as rotas conforme as necessidades das companhias.

Segundo a Aeronáutica, a FAB será ressarcida pelas próprias companhias aéreas nas despesas para o pagamento de combustível e demais gastos envolvendo os vôos.

A expectativa é que a TAM seja a primeira empresa a receber o reforço de aviões da FAB, uma vez que seis aeronaves da empresa foram recolhidas para manutenção na última quarta-feira --motivo que segundo a Anac (Agência Nacional de Avião Civil) provocou a nova onda de atrasos e cancelamentos de vôos no país.

A Anac informou que nesta sexta-feira, em um universo de 600 vôos da TAM, 88 atrasaram mais de duas horas. Às 21h30, 22 rotas estavam em atraso, ou seja, 75% dos problemas de atraso foram resolvidos durante o dia.

Os vôos da TAM que ainda estão em atraso, devem ser realizados por aviões da Varig, Ocean Air e Total Linhas Aéreas que, assim como a FAB, colocaram suas naves à disposição da TAM.

Leia mais
  • Cruzeiros marítimos viram opção para fugir de caos nos aeroportos
  • Lula afirma que Anac deve informar motivos dos atrasos
  • TAM não faz como lotações, diz presidente
  • TAM opera com atraso médio de três horas em todo o país
  • Sem conseguir embarcar, passageiros lotam aeroportos de SP e Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página