Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2007 - 13h07

Tarso defende Mercosul "includente"; Lula pede integração social

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) disse nesta quinta-feira que a integração entre os países do Mercosul precisa ser includente. "Queremos um Mercosul includente, justo e que não seja apenas reflexo da globalização. Que tenha trânsito de bens, mas integração de povos, culturas e regiões."

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje que o Mercosul tenha uma preocupação social além dos interesses econômicos.

"Nós só iremos consolidar a integração nesse continente no dia que virmos que sozinhos não conseguiremos nada. O desafio não é só pensar na integração econômica. Precisamos ter a noção que a integração econômica é importante, mas precisamos também da integração cultural, política e social", afirmou ele em discurso.

Lula afirmou que nos últimos seis anos a América Latina experimentou uma mudança substancial na qualidade dos compromissos sociais.

Os dois participaram hoje do Fórum de Governadores e Prefeitos do Mercosul, um dos eventos da Cúpula do Mercosul, que começou hoje no Rio.

Casamento

Segundo Lula, o casamento entre os países do Mercosul só terá sucesso com a aceitação das diferenças de todos os parceiros. "A nossa integração, de fato e de direito, só se dará com a disposição em entender que somos diferentes"

Leia mais
  • Mercosul é o grande bloco da América Latina, diz Amorim
  • Bolívia pedirá "solidariedade" do Brasil para "preço justo" do gás
  • Chávez cancela visita ao Legislativo do Rio para condecoração
  • Entenda o que está em discussão na cúpula do Mercosul
  • Mercosul fechará acordo "ambicioso" com países árabes, afirma embaixador
  • Inclusão da Bolívia opõe Brasil e Argentina

    Especial
  • Leia especial sobre a cúpula do Mercosul
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página