Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2007 - 10h52

Governador de AL diz que polêmica sobre urnas é fruto de disputa política

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), classificou nesta segunda-feira de um gesto antidemocrático o questionamento do candidato derrotado na disputa pelo governo do Estado João Lyra (PTB) sobre a lisura do processo eleitoral.

Com base em um laudo encomendado ao ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) --indicando que muitas urnas operaram de forma indevida ou inesperada--, Lyra pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que investigue se houve fraude no processo.

"É um gesto típico de quem não é democrata, de quem não aceita o resultado da eleição", reagiu o governador. "As urnas eletrônicas nunca foram questionadas por ninguém. As eleições em Alagoas transcorreram em absoluta normalidade, não houve sequer uma urna impugnada", reiterou.

O governador disse que as pesquisas já demonstravam de véspera que ele sairia vitorioso da eleição e com uma margem grande de votos. Lyra desconfiou de fraude nas urnas justamente por considerar que teve menos votos em seus redutos eleitorais do que imaginava. "Não tenho conhecimento de que tenha desaparecido voto. É preciso que se pergunte ao TSE", afirmou.

Segundo o tucano, cabe ao tribunal averiguar se houve falha técnica nas urnas eletrônicas. Ele não acredita na hipótese de fraude. "Se houve falha técnica é uma questão da urna eletrônica. Meu nome não é citado na ação. O que está sendo questionado é a urna e isso é para o TSE se pronunciar", disse.

Leia mais
  • Deputado eleito é acusado de chefiar esquema para fraudar INSS
  • Lula anuncia hoje pacote para acelerar o crescimento
  • Congresso prepara posse de deputados e senadores
  • Medidas de Mantega e Dilma consolidam o fim da era Palocci
  • Fruet diz que Lula usará ministério para influenciar eleição na Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Teotonio Vilela Filho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página