Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2007 - 10h04

Folha realiza nesta sexta 1º debate entre candidatos à presidência da Câmara

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A Folha promoverá na próxima sexta-feira o primeiro debate entre os deputados Aldo Rebelo (PC do B-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR), candidatos à presidência da Câmara.

Ontem, os três candidatos confirmaram também presença no debate da TV Câmara, na próxima segunda.

O debate da Folha será realizado das 10h às 12h da sexta no auditório do jornal (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos, São Paulo). A mediação será de Melchiades Filho, diretor-executivo da Sucursal de Brasília.

As regras acertadas entre a Folha e a assessoria de cada um dos candidatos prevêem três fases para o debate.

Na primeira, o mediador fará perguntas para os debatedores. Depois, cada deputado fará uma pergunta para os outros dois. Por fim, serão lidas perguntas enviadas por escrito pela platéia. Em todos os momentos, o mediador assegurará que os candidatos tenham o mesmo espaço para falar.

O debate é aberto à participação dos assinantes do jornal. Os interessados em assistir ao evento podem se inscrever pelo telefone 0/xx11/3224-3473, das 14h às 19h, ou pelo e-mail eventofolha@folhasp.com. br. É preciso informar o nome, o telefone, o RG e o código de assinante.

O evento também poderá ser acompanhado pela TV UOL, que fará transmissão ao vivo.

TV Câmara

O debate na TV Câmara acontece na próxima segunda-feira, com transmissão ao vivo, a partir das 11h.

O petista Arlindo Chinaglia (SP), que havia defendido um formato alternativo, no qual os candidatos não se enfrentariam de forma conjunta, mas em duplas, concordou em se submeter às regras definidas pela TV Câmara.

O debate terá quatro blocos. No primeiro, os candidatos se apresentarão e serão submetidos a questionamentos feitos por jornalistas da emissora. No segundo, seis repórteres de veículos que cobrem os trabalhos na Câmara poderão questionar os candidatos.

No terceiro bloco, os candidatos poderão fazer perguntas entre si. No último bloco, telespectadores farão as perguntas pelo "disque Câmara" (0800 619619). No total, o debate, que será mediado pela jornalista Cláudia Brasil, deverá ter duração de duas horas e meia.

Ontem, Aldo afirmou que o encontro interessa aos deputados e à população. "O debate não é de um parlamentar contra o outro. É um debate de idéias", afirmou.

O tucano Fruet foi na mesma linha. "Não é encontro para desqualificar ninguém. Isso seria uma irresponsabilidade", disse. "Quem fica criando dificuldade está, na verdade, querendo inviabilizar o debate."

A Folha apurou que Chinaglia estaria reticente por temer que o debate vire uma disputa de "dois contra um", em que ele seria o alvo, por ser favorito na disputa. Mas aliados do petista dizem que ele nunca se recusou a participar. Apenas estaria com a "agenda cheia".

Segundo a TV Câmara, o debate terá a presença de um árbitro a ser indicado pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). Ele será responsável por decidir sobre os pedidos de direito de resposta dos candidatos que eventualmente se sentirem atacados pelos rivais.

A eleição que define quem vai comandar a Câmara pelos próximos dois anos acontece no dia 1º de fevereiro.

Leia mais
  • Júri decide hoje se casal da Renascer será processado
  • Troca-troca já envolve 20 deputados da nova Câmara
  • PSDB define hoje quem apoiará na disputa à presidência da Câmara
  • Acusado por formação de quadrilha, procurador renuncia no Amazonas

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página