Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2007 - 11h41

Presidente da OAB declara apoio à candidatura de Fruet

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Roberto Busato, declarou nesta terça-feira apoio à candidatura do tucano Gustavo Fruet (PSDB-PR), candidato da terceira via, para a presidência da Câmara dos Deputados.

Na opinião de Busato, a candidatura de Fruet é "vitoriosa porque representa um movimento cívico-republicano".

O presidente da OAB criticou o que chamou de "conchavos" e negociações de cargos nos bastidores da disputa na Câmara --o que, segundo ele, vem desconfigurando as eleições para a Casa Legislativa.

Medidas Provisórias

Fruet pediu a Busato apoio da OAB para a restrição no uso de medidas provisórias pelo Poder Executivo caso seja eleito presidente da Câmara. "Nos últimos dois anos, mais de 70% dos projetos aprovados tiveram origem no Poder Executivo e daqui a pouco vai se questionar qual a razão do Congresso Nacional. Nós queremos inverter isso, respeitar o governo quando for matéria relevante ou urgente, mas priorizar agenda que fale do Congresso e reter esta dependência que o Congresso hoje vive do Poder Executivo", criticou.

O tucano afirmou que o abuso na edição de MPs não é uma prática somente do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mas ressaltou que o petista, nos últimos dois anos, editou MPs em número "muito superior" aos dois primeiros anos do próprio governo Lula e aos dois últimos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"Temos que definir o que é relevante e urgente, colocar pauta a favor da sociedade, mas prestigiar também o trabalho do Legislativo. Nunca tantos deputados decidiram tão pouco em tão pouco tempo", afirmou Fruet ao se referir à atual legislatura do Congresso Nacional.

Leia mais
  • PSDB define hoje quem apoiará na disputa à presidência da Câmara
  • Júri decide hoje se casal da Renascer será processado
  • Troca-troca já envolve 20 deputados da nova Câmara
  • Acusado por formação de quadrilha, procurador renuncia no Amazonas

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página