Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 18h18

Ministro do Turismo volta atrás e diz que pode ficar no PTB

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O ministro Walfrido dos Mares Guia (Turismo) negou nesta quinta-feira as especulações de que estaria de mudança para o PR por conta de sua insatisfação com a divisão interna no PTB --partido em que é filiado há 16 anos. "Eu não saí do partido, manifestei a minha insatisfação. Pedi que o partido tomasse uma posição. Para eu sair do PTB, só se ele me der um tremendo desconforto", afirmou.

Há um mês, Walfrido anunciou que deixaria o PTB diante da divisão política da legenda. O presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), rompeu o apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mesmo com Walfrido como um de seus integrantes.

"Nosso problema no partido não é com as pessoas. Todos os deputados e senadores do PTB são a favor do governo. Alguns dirigentes estão descontentes", afirmou.

O ministro admitiu que já recebeu convites de filiação do PR, PV, PMDB e do PSB. "Isso é honroso, mas quando explicitamos nossa insatisfação com o nosso partido, a gente recebe convites", afirmou.

Reforma ministerial

O ministro evitou comentar a possibilidade de ocupar o Ministério de Relações Institucionais em substituição a Tarso Genro, que assumirá a Justiça. A estratégia foi articulada pelo presidente Lula como forma de encaixar a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy no Ministério do Turismo.

"Tudo o que vocês estão ouvindo são suposições. Eu não tenho convite formal do presidente. Sei que ele reconhece o trabalho da nossa equipe, mas a decisão formal cabe ao presidente. Aguardo a decisão do presidente para cumprir a função que ele me der", afirmou.

Apesar de negar o convite, Walfrido foi o único ministro que não despacha no Palácio do Planalto e que participa nesta tarde da cerimônia de posse dos novos líderes do governo no Congresso. Além de Walfrido, estavam presentes Tarso Genro (Relações Institucionais), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência).

Em meio às especulações de que Marta deve ocupar o Turismo, Educação ou o Ministério das Cidades, Walfrido brincou que a Educação é um setor de seu agrado --sem referir-se especificamente ao ministério. "A minha experiência foi na área da Educação. Eu gosto demais da Educação", afirmou.

Leia mais
  • Exército usará "mísseis portáteis" na segurança do presidente Bush
  • Manifestação ocupa Paulista e prejudica trânsito
  • Caminhões do Exército fecham ruas próximas a hotel em que Bush ficará
  • Bush e Lula devem discutir acordo de cooperação sobre biocombustível
  • Segurança de Bush envolve vigilância e acompanhamento de troca de lençóis

    Especial
  • Ao vivo: confira em tempo real a movimentação envolvendo a chegada de Bush
  • Leia cobertura completa sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página