Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 19h58

PR não aceita perder para PSB nova pasta de Portos e Aeroportos

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O PR avisou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não aceita o "fatiamento" do Ministério dos Transportes. O recado tem como objetivo impedir a criação da secretaria dos Portos e Aeroportos --com status de ministério-- para contemplar o PSB, por ter perdido para o PMDB o Ministério da Integração Nacional.

O partido já foi avisado que ficará com a pasta dos Transportes na reforma ministerial. O indicado é o ex-ministro Alfredo Nascimento que deixou o cargo para disputar as eleições do ano passado e agora retornará ao posto. Mas pode aumentar o preço para participar do governo se Lula insistir em retirar da pasta administração dos portos.

Dirigentes do partido têm comentado que não adianta o presidente querer criar uma nova secretaria para atender ao PSB enfraquecendo o ministério do PR.

Oficialmente a justificativa é que o sistema de transportes no país é interligado. Muitas ferrovias terminam nos portos, como é o caso do Maranhão. Por isso, não haveria sentido desvincular a administração dos portos do ministério.

Nos bastidores, o argumento é outro: o loteamento dos cargos nas áreas portuárias sairia das mãos do partido. O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto (SP), por exemplo, teria o controle de todas as vagas no porto de Santos, o maior do país.

O governo estaria inclinado em criar a secretaria para agradar ao PSB. O partido perdeu para o PMDB a pasta da Integração Nacional e para o PTB a liderança do governo na Câmara. Ficou apenas com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o que é considerado muito pouco por dirigentes da legenda. Os socialistas reivindicam mais espaço sob o argumento de que o partido cresceu nas últimas eleições.

Se vingar a idéia do governo de criar a secretaria, o indicado será o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) que terá status de ministro. A indicação seria uma recompensa pelo trabalho do deputado na liderança do governo na Câmara. Ele foi substituído hoje pelo petebista José Múcio Monteiro (PE).

Leia mais
  • Exército usará "mísseis portáteis" na segurança do presidente Bush
  • Manifestação ocupa Paulista e prejudica trânsito
  • Caminhões do Exército fecham ruas próximas a hotel em que Bush ficará
  • Bush e Lula devem discutir acordo de cooperação sobre biocombustível
  • Segurança de Bush envolve vigilância e acompanhamento de troca de lençóis

    Especial
  • Ao vivo: confira em tempo real a movimentação envolvendo a chegada de Bush
  • Leia cobertura completa sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página