Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2007 - 09h05

Missa do papa Bento 16 deve reunir 500 mil pessoas em Aparecida

Publicidade

FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em Aparecida

Cerca de 500 mil pessoas devem acompanhar a missa que o papa Bento 16 celebrará em Aparecida (167 km de São Paulo), no dia 13 de maio. A previsão é do administrador do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padre Hélcio Vicente Testa, que ontem fez a apresentação oficial do projeto do altar que está sendo construído em frente à basílica especialmente para a realização da missa. A cerimônia custará cerca de R$ 900 mil.

O valor inclui a construção do altar e toda a infra-estrutura para receber os membros da Igreja Católica, autoridades e fiéis. A missa começará às 10h e tem duração prevista de duas horas. Ela marcará a abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, evento que se estende até o final de maio em Aparecida e que reunirá cerca de 300 bispos do continente.

A estrutura conta com um subsolo, onde funcionará uma sala de apoio com banheiros e médicos. No primeiro piso ficará a sacristia. Sobre o primeiro piso serão montadas três plataformas de madeira revestidas com carpete sobrepostas em forma de pirâmide, que compreendem o altar.

No total, o altar terá 5,5 metros de altura e 800 m² de espaço. Ali o papa celebrará a missa acompanhado de seis cardeais, cujos nomes não foram divulgados, e de seu cerimonialista, o monsenhor Piero Marine. De acordo com Testa, o papa rezará em português.

Nas duas laterais do altar haverá espaço para 400 bispos e mil padres. As cerca de 400 autoridades convidadas acompanharão a missa em uma área à frente do altar. O restante do pátio da basílica será ocupado pelos fiéis. Por conta do número estimado de romeiros, o estacionamento do santuário estará fechado.

O pátio será cortado ao meio por uma estrutura metálica que abrirá caminho para a passagem do papamóvel. Bento 16 cruzará todo o pátio da basílica no veículo antes de seguir para o altar e celebrar a missa.

Serão instalados ainda três telões. Um deles será colocado do lado de trás da basílica, para os fiéis que não conseguirem chegar ao pátio. Também será montado do lado esquerdo do palco uma arquibancada onde ficará um coral de mil vozes que cantará as músicas da liturgia.

De acordo com o padre, cerca de 2.000 jornalistas devem cobrir o evento. A eles será reservado espaço na ponta do arco que cerca o pátio da basílica.

"A nossa expectativa é que fique tudo pronto até o início de maio", disse o administrador do santuário.

Leia mais
  • Erramos: Missa do papa Bento 16 deve reunir 500 mil pessoas em Aparecida
  • Papa pode anunciar novo arcebispo de SP nesta quarta
  • Milagre de frei Galvão aumenta número de turistas em Guaratinguetá
  • Sandy e Júnior vão cantar para o papa em São Paulo
  • Igreja teme comércio de pílulas de frei Galvão
  • Papa Bento 16 vai canonizar frei Galvão em missa em São Paulo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página