Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2007 - 00h54

Blog do Josias: Lula devolve ao PT decisão sobre Marta Suplicy

Publicidade

da Folha Online

Reunida com Lula no final da tarde desta segunda-feira (12), a cúpula do PT voltou a indicar Marta Suplicy para o ministério das Cidades. Lula disse não. Em seguida, relacionou pastas que ainda estão passíveis de troca de comando. Incluiu na lista a do Turismo. Mas não pareceu disposto a telefonar para Marta Suplicy, como deseja a ex-prefeita. Quer que o partido se responsabilize pela indicação dela.

A idéia de Lula é a de que Ricardo Berzoini, presidente do PT, volte ao Planalto levando Marta Suplicy a tiracolo. Ela seria guindada ao posto de ministra não por vontade pessoal do presidente, mas graças a uma indicação protocolar de seu partido. Parece um detalhe insignificante. Para Marta e seu grupo, porém, faz toda a diferença.

Informada acerca da tática de Lula, Marta reagiu com um pé atrás. Enxergou na manobra uma tentativa de humilhá-la. Em opinião compartilhada por petistas que compõem o seu grupo político, a ex-prefeita passou a avaliar que, na prática, Lula quer forçá-la a pedir para ser ministra.

Pendurada ao telefone, Marta inventariava, na noite passada, a opinião dos petistas que a apóiam. Considerava a hipótese de desistir de ser ministra. Uma parte de seu grupo vem defendendo essa posição desde a semana passada, sob o argumento de que Lula, com o seu vaivém, demonstra que não quer Marta no governo, informa Josias de Souza.

Leia mais
  • Executiva do PT se reúne para discutir reforma ministerial
  • Lula muda agenda para receber PT e discutir reforma ministerial
  • Aliados pressionam Marta a aceitar Ministério do Turismo
  • Antes do encontro com Bush, Lula se reuniu com Renan para aparar arestas

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página