Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2007 - 14h17

Lula muda agenda para receber PT e discutir reforma ministerial

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva modificou nesta segunda-feira sua agenda de compromissos para receber nesta tarde o conselho político do PT para discutir o espaço da legenda na reforma ministerial.

O partido já está reunido há mais de três horas na sede do PT para discutir os cargos que serão ocupados por petistas no segundo mandato de Lula. A reforma ministerial deve ser anunciada até quinta-feira.

O PT deve perder as pastas da Previdência e das Relações Institucionais, manter as outras 15 pastas --entre elas a Fazenda e a Casa Civil--, e ganhar Turismo, Justiça e Desenvolvimento Agrário. Para essa última pasta, o PT deve indicar o deputado Pedro Eugênio (PE), ligado ao Campo Majoritário e que conta com o apoio da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

Para o Ministério do Turismo, o nome mais cotado é o da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. Marta vem sendo aconselhada por aliados a aceitar a vaga, mas estaria condicionando sua decisão à incorporação da Infraero ao ministério.

A Infraero deverá investir R$ 6 bilhões nos aeroportos do país até 2010. Os recursos são do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e da própria estatal. O Ministério do Turismo tem para investir neste ano R$ 1,45 bilhão.

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) deve ser acomodado no Ministério da Justiça. Ele irá substituir Márcio Thomaz Bastos, que pediu para deixar o governo.

Na reunião da Executiva, os petistas também devem discutir sobre o 3º congresso da legenda, em julho. Neste final de semana, duas correntes do PT se reuniram separadamente, em Brasília, para discutir as teses que irão apresentar no evento.

O Movimento PT, do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), fez duras críticas ao Campo Majoritário, de José Dirceu, ao considerar que o grupo que domina o partido prejudicou o PT ao se envolver em escândalos, como o mensalão.

Leia mais
  • Bancada do PMDB na Câmara vai pedir a Lula dois ministérios e estatais
  • Executiva do PT se reúne para discutir reforma ministerial
  • Temer é reeleito presidente do PMDB com 598 votos
  • PMDB vai pleitear apoio da coalizão para candidato da legenda em 2010
  • Garotinho muda de lado e defende apoio incondicional ao governo Lula
  • Berzoini rebate críticas sobre indicação de Marta para ministério

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página