Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2007 - 09h48

Assentados arrancam eucaliptos plantados com a Votorantim

Publicidade

CÍNTIA ACAYABA
da Agência Folha

Trabalhadores rurais destruíram ontem cerca de cem hectares de eucaliptos, plantados em parceria com a Votorantim Celulose e Papel, em assentamento em Pedro Osório (337 km de Porto Alegre).

A decisão pela arrancada das plantas foi tomada depois que os assentados, ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), concluíram que o investimento na monocultura para as indústrias de celulose não compensava economicamente.

Os milhares de eucaliptos, alguns em mudas, outros já adultos, foram arrancados com tratores e facões. Agora, as 17 famílias do assentamento Novo Pedro Osório (de 550 hectares) que faziam esse tipo de plantio pretendem plantar alimentos, como milho.

A Votorantim, por meio do "Programa Poupança Florestal", fez parcerias com agricultores do sul do Estado para a plantação de eucaliptos para abastecer a futura fábrica de celulose e papel da empresa.

Segundo a coordenação do MST no Rio Grande do Sul, no primeiro ano da parceria com a empresa, os agricultores podiam plantar alimentos, mas depois, com a plantação de eucaliptos, a terra ficava sem condições de plantio para outras espécies. Ainda de acordo com a coordenação, 98% dos eucaliptos plantados eram destinados à Votorantim.

Para o MST, as terras destinadas à reforma agrária devem priorizar a produção de alimentos, e não monoculturas.

Votorantim

Em nota, a Votorantim Celulose e Papel disse que "lamenta que o trabalho realizado pelas famílias de assentados nos últimos dois anos tenha sido destruído por uma ação extremada, que revela um forte viés ideológico, e não apresenta qualquer respaldo legal".

No texto, a empresa disse que vai, por meios jurídicos, proteger as famílias que aderiram "ao programa de inclusão social e distribuição de renda por meio da produção de matéria-prima".

Leia mais
  • Trabalhadores rurais promovem manifestações em MS
  • Pistoleiros ferem três sem-terra em ataque a acampamento no PR
  • Sem-terra bloqueiam rodovia em MS
  • Confronto entre sem-terra e policiais acaba com três feridos em Pernambuco
  • Líder de movimento sem-terra é assassinado em Pernambuco

    Especial
  • Leia mais sobre o MST
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página