Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2007 - 14h49

Temporão diz que representa todos os grupos do PMDB no governo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O novo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, minimizou hoje a disputa dentro do PMDB sobre a sua indicação para a pasta. Depois de ser empossado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo, Temporão disse representar todas as correntes do PMDB no governo.
"Eu me sinto como representante do PMDB e dos sanitaristas brasileiros. Nessa dualidade, me sinto bem confortável", afirmou.

O nome de Temporão foi indicado pelo governador Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), que integra o grupo do partido vinculada à bancada do Senado. Os deputados do PMDB não consideraram a indicação de Temporão como da cota da bancada do PMDB na Câmara, o que forçou o presidente a oferecer dois ministérios (Integração Nacional e Agricultura) para o grupo.

Apesar da disputa, Temporão disse que se manteve afastado das negociações do PMDB até a sua nomeação. "Eu fiquei completamente fora dessa discussão. Eu tenho clareza de que tenha missão no ministério: qualificá-lo, melhorar o sistema único de saúde. Sou filiado ao PMDB, tenho apoio do governador do Rio de Janeiro, fiquei tranqüilo o tempo todo confiando no tirocínio do presidente que optou no final das contas para me indicar", disse.

O ministro afirmou que assumirá a pasta como efetivo representante do PMDB. "Parece que o PMDB me recebe agora de braços abertos como seu quinto ministro", encerrou.

Ao contrário dos outros dois novos ministros que hoje assumiram pastas no governo, Temporão assumirá oficialmente o ministério somente na próxima segunda-feira, quando receberá o cargo do atual ministro Agenor Álvares. Tarso Genro (Justiça) recebeu o cargo esta manhã de Marcio Thomaz Bastos e ainda nesta sexta-feira o ministro Geddel Vieira Lima receberá a Integração Nacional das mãos de Pedro Brito.

Leia mais
  • Lula dá posse a três novos ministros e elogia Bastos

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página