Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2007 - 16h13

Saiba mais sobre o novo ministro da Integração Nacional

Publicidade

da Folha Online

Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), 47 anos, está no quinto mandato como deputado federal. No mandato anterior, o parlamentar fazia parte da bancada que criticava o governo Lula. Mas recentemente foi um dos principais responsáveis pela reunificação de seu partido em torno do presidente.

No discurso da posse do novo ministro, Lula disse que Geddel é o exemplo mais forte da coalizão para o segundo mandato, da qual o PMDB "tem uma importância muito grande".

Sérgio Lima/Folha Imagem
Geddel foi o pivê da renúncia de Jobim
O deputado Geddel Vieira Lima foi crítico de Lula na Câmara durante o primeiro mandato
Sobre as críticas que o parlamentar fazia, Lula ressaltou que fazem parte do passado. "Se a gente fosse analisar apenas o que as pessoas fizeram ontem, sem pensar no que as pessoas vão fazer amanhã, a gente não teria acordo em muitas das coisas que a gente faz com os partidos. E a felicidade de alguém que exerce um segundo mandato, é que eu não tenho tempo de pensar em ontem", disse Lula.

Uma das tarefas que Geddel terá de enfrentar é convencer os baianos sobre sua mudança de posição ao defender a transposição do rio São Francisco, carro-chefe da pasta da Integração Nacional, mas repudiada em seu Estado.

O patrimônio declarado por Geddel à Justiça Eleitoral é de R$ 2,13 milhões, com bens como dez fazendas e um avião. As rugas com o governo acabaram quando Lula convidou Geddel para o ministério, irritando os senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP).

Geddel é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília, e entre os cargos públicos que ocupou foi diretor da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.) entre 1989 e 1990.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Erramos: Saiba mais sobre o novo ministro da Integração Nacional
  • Lula dá posse a três novos ministros e elogia Bastos
  • Lula diz que ministros são heróis por receberem baixos salários

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página