Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2007 - 12h47

Bancada ruralista, Renan e PR boicotam posse de ministros

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A bancada ruralista do Congresso boicotou a posse do novo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes (PMDB-PR), que assumiu o cargo hoje em cerimônia no Palácio do Planalto. Não foram os únicos a demonstrar descontentamento com a reforma ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PR, que pode perder a administração dos portos para o PSB também não compareceu.

O partido seria protagonista da festa, mas o PR desautorizou o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) a assumir a pasta dos Transportes e dessa forma pressiona o governo a não criar a Secretaria dos Portos. O órgão seria criado para contemplar o PSB que, ao contrário do PR, compareceu em peso à posse dos novos ministros.

Vieram o presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o vice-presidente, Roberto Amaral, além de vários deputados da legenda. Campos deve se reunir com Lula ainda hoje para conversar sobre o espaço do partido no governo.

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, também não compareceu. Rompido com o ministro Walfrido dos Mares Guia, que trocou hoje o Ministério do Turismo pelo das Relações Institucionais, Jefferson não prestigiou a posse. Desde que denunciou o escândalo do mensalão, Jefferson foi alijado das negociações do partido com o Planalto.

Outro ausente foi o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Desde que o presidente Lula escalou o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), como interlocutor, Renan tem demonstrado publicamente sua insatisfação com o governo.

Posse

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP) transformou a posse formal dos ministros numa cerimônia concorrida. Artistas, autoridades e dirigentes partidários acompanharam a cerimônia --que lotou o salão do Palácio do Planalto.

Além de Marta, tomaram posse Walfrido dos Mares Guia, no Ministério das Relações Institucionais, e Reinhold Stephanes, na Agricultura. Mas quem atraiu a atenção foram os convidados da nova ministra. Na primeira fila estavam o filho Supla acompanhado de seus irmãos, a atriz Maria Paula (nora da ministra) e Luiz Favre (marido de Marta). Sandra Peres, do Palavra Cantada, também estava na platéia. A ausência neste caso foi do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), ex-marido da prefeita, que não esteve na posse.

Grande parte dos vereadores de São Paulo prestigiou a posse da ex-prefeita, entre eles Aguinaldo Timóteo (PR), um dos principais defensores do ex-prefeito e deputado Paulo Maluf (PP-SP), adversário de Marta. O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues (PR), também compareceu.

Também prestigiaram a posse de hoje os deputados Antonio Palocci (PT-SP), José Mentor (PT-SP), Paulo Rocha (PT-PA), Augusto Farias (PTB-AL) e a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Palocci deixou o governo acusado de ter mandado quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo; Rocha e Mentor foram acusados de envolvimento com o escândalo do mensalão. Augusto Farias chegou a ser indiciado pelo assassinato do seu irmão PC Farias e da namorada dele, Suzana Marcolino. Ele sempre negou a acusação.

Leia mais
  • Na posse de ministros, Lula elogia avanços do seu governo na economia
  • Lula diz que ganhou eleições mesmo após passar por massacre
  • Lula usa posse para rebater críticas à escolha de ministros
  • Lula deve manter Cassel no Ministério do Desenvolvimento Agrário
  • PR abre mão do Ministério dos Transportes se governo criar Secretaria de Portos
  • Lula convida Miguel Jorge para assumir Ministério do Desenvolvimento

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página