Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2007 - 16h14

Walfrido faz apelo a ministros para facilitar a relação do governo com Congresso

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) fez hoje um apelo para que os ministros tenham atitudes positivas com deputados e senadores no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, ele espera garantir a aprovação de matérias consideradas prioritárias para o governo no Congresso.

Durante sua exposição na reunião ministerial, Walfrido disse que os ministros devem estar dispostos a dialogar diretamente com os parlamentares. Segundo ele, ao invés de os ministros receberem parlamentares isoladamente em seus gabinetes, devem ir ao Congresso Nacional para dialogar com um conjunto maior de deputados e senadores.

Apesar de cobrar maior diálogo com o Congresso, Walfrido disse que os ministros devem atender "com cautela" os pedidos de liberação de recursos para suas emendas individuais. A prioridade dos ministérios, de acordo com Walfrido, deve ser atender às emendas relacionadas a assuntos em discussão no governo e não pedidos "irrealizáveis" somente para atender aos pleitos parlamentares.

As declarações de Walfrido foram divulgadas pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.

Os líderes do governo na Câmara e no Senado, José Mucio Monteiro (PTB-PE), e Romero Jucá (PMDB-RR), respectivamente, também pediram aos ministros na reunião que mantenham uma relação mais fluida com o Congresso Nacional.

A preocupação do presidente Lula é conseguir apoio dos parlamentares para aprovar as medidas que integram o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), considerado o carro-chefe de seu segundo mandato.

Mesmo tendo a maioria da Câmara na base aliada do governo, Lula teme um acirramento na relação com parlamentares que possa comprometer a aprovação do PAC e de outras matérias consideradas estratégicas para o governo.

Leia mais
  • Lula diz que não existe política de ministro, mas política de governo
  • Oposição vai tentar barrar criação das Secretarias de Portos e de Comunicação
  • Presidente da Câmara diz que vai retomar discussão sobre reforma política
  • Lula indica ex-ministro da Saúde para cargo de diretor da Anvisa
  • Com caos aéreo, Força Sindical quer demissão do ministro da Defesa
  • CGU e Receita investigam 86 servidores federais milionários

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página