Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2007 - 22h31

TSE autoriza transmissão de propaganda partidária em SP

Publicidade

da Folha Online

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concedeu liminar nesta terça-feira que autoriza os partidos políticos de São Paulo a transmitir as propagandas partidárias deste semestre no Estado. A decisão foi unânime e beneficia o PMDB, PSDB, DEM, PDT, PT, PP e PSB.

Os sete partidos entraram com recurso no TSE contra a decisão do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo que suspendeu o plano de mídia dos partidos que estabelecia horário e quantidade de inserções de propagandas.

O TRE-SP suspendeu o plano de mídia depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou a "cláusula de barreira" inconstitucional. Como conseqüência da decisão do Supremo, o TSE cortou pela metade o tempo de propaganda das grandes legendas. Os nanicos foram os grandes beneficiados.

Em seu voto, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, relator do processo, ressaltou que a elaboração da planilha é essencial para a veiculação da propaganda partidária em São Paulo. "Se não fizerem a planilha simplesmente não haverá propaganda, porque está terminando o semestre", disse o relator, ressaltando que é abril e o semestre termina no mês de junho.

Com a decisão do TSE, os partidos voltam a ter 20 minutos de propaganda gratuita em rádio e televisão por semestre em inserções de 30 segundos ou um minuto cada.

O deputado Mendes Thame (PSDB-SP) comemorou a decisão do TSE, pois os grandes partidos estavam sendo prejudicados em São Paulo. "Todos os partidos têm direito a utilizar o seu horário gratuito para divulgar suas propostas e o que está fazendo. Sem isso, é um clube fechado", afirmou o tucano.

Segundo Thame, o PSDB ainda vai começar a produzir as propagandas, o que deverá atrasar as inserções no rádio e na televisão.

Leia mais
  • TSE reduz tempo de inserções do PP e PSB em 2007
  • TSE multa PSDB e retira seis minutos de propaganda do partido
  • TSE cassa tempo de propaganda do PC do B
  • TSE nega propaganda partidária para o PAN em 2007
  • TSE define data de veiculação da propaganda partidária do PT
  • PSDC estréia propaganda partidária de 2007 em rádio e TV

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre propaganda partidária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página