Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2007 - 10h09

Ministério Público investiga ligação entre pai de juíza e Friboi

Publicidade

da Folha Online

Reportagem da Folha publicada nesta quinta-feira informa que o advogado Joaquim Barongeno, pai da juíza Maria Cristina Barongeno Cukierkorn, também é investigado pela Polícia Federal na Operação Têmis --que apura a atuação de uma suposta quadrilha especializada na venda de sentenças em troca de créditos tributários e outros favorecimentos fiscais, além de liminares para funcionamento de casas de bingo.

Barongeno representa interesses do Grupo JBS-Friboi, que tem processos na 23ª Vara Cível de Federal, da qual a filha é titular.

De acordo com a matéria, diálogos telefônicos interceptados pela PF entre o advogado Luiz Roberto Pardo e o empresário Sidney Ribeiro, para tratar de processos que tramitavam na 23ª Vara Cível revelam comentários sobre encontros entre um advogado e "o dono da boiada".

Para o Ministério Público Federal, a conversa pode ser uma referência a assuntos da Friboi --maior produtor e exportador de carne bovina da América Latina e registra ativos (bens) totais de R$ 5 bilhões.

Numa ação que tramita na 23ª Vara Cível, a Friboi pleiteia a compensação de créditos tributários dando como garantia apólices da dívida pública ["títulos podres", segundo o MPF], informa a reportagem da Folha. O procurador da Fazenda Nacional Sérgio Gomes Ayala, também investigado na Têmis, atua nesse processo.

A Friboi informou à reportagem da Folha que Barongeno não é o advogado dos processos na 23ª Vara Cível.

Leia mais
  • Polícia apreende 81 máquinas caça-níqueis em Porto Velho
  • Ministério Público investiga ligação entre pai de juíza e Friboi
  • PF vai transferir hoje 17 acusados de ligação com máfia para o Rio
  • Advogado de Capitão Guimarães quer vetar transferência para Campo Grande
  • Veja vídeo da PF da apreensão do dinheiro em megaoperação

    Especial
  • Veja fotos da apreensão feita pela PF na Operação Hurricane
  • Leia cobertura completa sobre a máfia dos jogos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade