Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2007 - 12h45

Câmara rejeita feriado e aprova homenagem a frei Galvão

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A Comissão de Educação da Câmara aprovou hoje projeto que institui o dia 11 de maio como data de homenagem ao frei franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão, o frei Galvão. A data, entretanto, não será transformada em feriado nacional.

Integrantes da comissão fecharam acordo para rejeitar o projeto original aprovado pelo Senado diante da polêmica provocada pela criação de um novo feriado nacional no país.

O deputado Átila Lira (PSB-PI) apresentou emenda que transforma a data no Dia de Frei Galvão e a inclui no calendário histórico-cultural brasileiro.

Pela proposta do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o dia 11 de maio de 2007 seria transformado em feriado nacional --data em que frei Galvão será canonizado pelo papa Bento 16 em missa no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.

Como o projeto original foi modificado na Câmara, o texto seguirá agora para nova votação do Senado. Depois de apreciado pelos senadores, o projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto não passou pelo plenário da Câmara porque tinha caráter terminativo na própria Comissão de Educação.

Frei Galvão será o primeiro brasileiro nato a ser declarado santo pelo Vaticano. Madre Paulina, feita santa por João Paulo 2º em 2002, passou a maior parte da vida no Brasil, mas nasceu na Itália.

Leia mais
  • Acordo derruba criação de feriado para homenagear frei Galvão
  • Prefeitura descarta feriado para o dia da visita do papa a SP
  • Sacada de onde o papa irá acenar em SP deve ser blindada
  • Livro reúne histórias dos principais santos venerados no Brasil
  • Livro traz 40 histórias e preces sobre Nossa Senhora
  • Livro traz vida, milagres e devoção a Frei Galvão

    Especial
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página