Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2007 - 11h19

Espaço aéreo ficará restrito durante deslocamentos do papa

Publicidade

da Folha Online

O espaço aéreo sofrerá restrições pontuais durante os deslocamentos que o papa Bento 16 fará de helicóptero em São Paulo e em Aparecida (167 km de SP). Segundo o Comando da Aeronáutica em Brasília, qualquer aeronave que estiver seguindo ou cruzar a mesma rota do sumo pontífice, sofrerá desvio. A distância mínima de segurança será de dois quilômetros.

O Vaticano e o Comando do Exército brasileiro também proibiram as emissoras de TV de usarem helicópteros para acompanhar os deslocamentos do papa. O uso da aeronave foi vetado por questões de segurança.

Nas missas e eventos abertos de Bento 16 os canais poderão usar helicópteros desde que eles fiquem à uma distância que não prejudique o sistema de som.

Outras restrições do espaço aéreo serão realizadas conforme a necessidade, segundo a Aeronáutica.

Chegada

Bento 16 desembarca amanhã, às 16h30, no aeroporto internacional de Guarulhos (região metropolitana de SP), onde será recebido por autoridades brasileiras. De lá, seguirá de helicóptero até o aeroporto Campo de Marte (zona norte de SP) e, depois, irá de papamóvel até o mosteiro de São Bento (região central de SP).

Um forte esquema de segurança foi organizado para receber o sumo pontífice. Serão 10 mil homens da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, das polícias Civil, Militar e Federal, além da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo.

A operação de segurança do papa e sua comitiva --denominada Arcanjo-- será comandada pela Segunda Divisão do Exército, em São Paulo. Para executar a operação, será criado no Quartel General do Ibirapuera (zona Sul de SP) um Centro de Operações de Segurança Integrada, o chamado Cosi, que acompanhará todos os procedimentos relativos à segurança de Bento 16.

Para reforçar a segurança, o Comando de Aviação do Exército cederá quatro helicópteros --dois Esquilo e quatro Pantera-- equipados com câmeras de vigilância para monitorar todos os eventos do papa, inclusive os seus deslocamentos terrestres.

As imagens captadas pelas câmeras serão encaminhadas para um retransmissor e direcionadas para o Cosi por satélite ou intranet.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Prefeitura altera itinerários de ônibus durante a visita do papa
  • Bento 16 tenta manter aproximação com a juventude
  • CNBB lança livro para divulgar doutrina da Igreja Católica
  • País altera mapa da fé, mas não a sua religiosidade
  • Livro traz vida, milagres e devoção a Frei Galvão

    Especial
  • Leia mais sobre o Bolsa Família
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página