Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2007 - 10h15

Papa se encontra neste sábado com jovens em tratamento

Publicidade

DIEGO ZANCHETTA
do Agora

Em seu quarto dia no Brasil, o papa Bento 16 --hospedado desde ontem em Aparecida (167 km a nordeste de São Paulo)-- volta a se reunir com jovens. O pontífice vai até Guaratinguetá (176 km de SP) para seu primeiro compromisso oficial na região do Vale do Paraíba.

No entanto, o evento terá um perfil simbólico diferente, se comparado ao encontro com a juventude no Pacaembu: a palavra do papa será dirigida a 2.500 jovens internos da ONG Fazenda Esperança, centro de recuperação para viciados em drogas.

O encontro, com início previsto para as 10h30, foi um pedido pessoal do papa, professor universitário por mais de duas décadas na Alemanha. "É missão do papa no país mostrar que o fiel católico deve ser um discípulo da palavra de Deus ao acolher o próximo em dificuldade. E ele entende muito bem a alma do jovem, é o público com quem ele se relaciona melhor", diz o arcebispo de Aparecida, Raymundo Damasceno.

Se na capital os jovens latino-americanos que se encontraram com o papa foram escolhidos de acordo com a contribuição religiosa em suas pastorais, na fazenda de Guaratinguetá estão principalmente adolescentes com histórico de problemas em suas famílias, desde maranhenses da capital, São Luís, a russos da periferia de Moscou, todos com o mesmo objetivo: tentar se livrar do vício das drogas.

"Esses jovens tão desacreditados por grande parte da sociedade agora têm um momento de valorização como nunca em suas vidas", afirma o frei Hans Stapel, fundador da Fazenda Esperança.

A programação da visita do papa à fazenda começa às 9h30, quando ele sai do Seminário Bom Jesus, onde ficará hospedado em Aparecida até amanhã. No percurso de uma hora, a comitiva papal será acompanhada por 1.200 homens das tropas de elite das Forças Armadas e 500 agentes da Polícia Federal.

Nos 20 km da rodovia Presidente Dutra entre Pindamonhangaba e Aparecida, há um esquema especial com 98 policiais auxiliando na orientação aos motoristas.

Após o encontro com jovens, com direito a apresentações musicais e relatos de ex-viciados, o papa volta a Aparecida, onde tem almoço reservado com a presidência da 5ª Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano). Se ele não voltar a quebrar o protocolo, o público só poderá vê-lo às 17h45, no traslado de papamóvel do seminário ao Santuário Nacional, onde participa de um rosário com sacerdotes e seminaristas. Às 19h30, Bento 16 volta em carro blindado ao seminário para jantar com bispos da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil). Amanhã, em seu último dia de viagem, faz a abertura oficial do 5º Celam.

Leia mais
Garoto do milagre faz primeira comunhão com Bento 16
  • Fiéis devem usar protetor solar, roupas leves e tomar muita água em Aparecida
  • Aparecida recebe papa com multidão nas ruas e lei seca
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página