Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2004 - 12h01

Robôs da Nasa enviados a Marte são "geólogos com rodas"

Publicidade

da France Presse, em Pasadena (EUA)

Os dois robôs da missão norte-americana Mars Exploration Rover estão equipados com tudo o que um geólogo necessita: uma ferramenta para escavar rochas e quatro instrumentos de análise, além de uma câmera para enviar mensagens ao planeta Terra.

O principal elemento é a RAT ("Rock Abrasion Tool", em inglês), uma ferramenta usada para desgastar as rochas, que permitirá aos robôs retirarem amostras para análise. A RAT fica na ponta de um braço na parte dianteira de cada máquina.

Divulgação/Nasa
Concepção artística de um dos robôs norte-americanos
Este braço leva ainda três espectrômetros. O primeiro, construído pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, é um modelo térmico que dá visão infravermelha ao robô --graças a ela, será possível determinar a composição do terreno. Seu principal objetivo é buscar minerais ligados à presença de água.

O segundo, construído pela Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, na Alemanha, é um espectrômetro Mössbauer que permite identificar minerais ferrosos e ajudará os pesquisadores a determinar um possível papel da água na formação deste tipo de mineral. Com isso, os cientistas poderão ter novas pistas sobre o antigo clima de Marte.

O terceiro é um espectrômetro de raios X do Instituto Max Planck, também de Mainz, para medir a concentração dos principais elementos nas rochas. Este braço carrega um dispositivo óptico microscópico do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), da Nasa, para obter dados sobre as condições de formação do terreno.

O robô ainda tem outro braço telescópico, em posição vertical, com uma câmera panorâmica embutida para que os cientistas possam ver o entorno de cada um deles a partir da Terra.

A câmera ajudará os pesquisadores a escolherem as regiões da superfície marciana para onde os robôs serão direcionados.

Leia mais
  • Começa missão norte-americana para explorar Marte

    Especial
  • Veja as primeiras imagens de Marte enviadas pela missão dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página