Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2004 - 14h34

Rocha marciana tem sinais de ação de lava, vento ou água

Publicidade

da Folha Online

Fotos enviadas à Terra pelo robô Opportunity mostraram detalhes de uma rocha marciana que, segundo os geólogos, sugerem movimento recente de lava, vento ou água.

As imagens, feitas pela câmera microscópica fixada no braço do robô, mostram finas camadas de rochas com linhas que convergem e divergem em ângulo. Segundo a Nasa (agência espacial norte-americana), esta é mais uma importante pista para os cientistas que tentam provar a hipótese de existência de água em Marte.

A principal tarefa do robô Opportunity é explorar um afloramento rochoso nas encostas da cratera onde pousou, na região de Meridiani Planum. Os cientistas buscam, nas rochas, evidências de que, alguma vez, Marte já tenha abrigado um ambiente propício ao desenvolvimento de vida.

Imagens microscópicas

A primeira fotografia microscópica do Opportunity foi enviada à Nasa na semana passada. A imagem mostrava parte de um solo granulado polvilhado com fragmentos de rochas.

Os jipes Opportunity e Spirit estão separados por cerca de 10,5 mil km em Marte. O Opportunity já descobriu hematita no solo de Marte. Segundo estudos preliminares, o mineral rico em ferro pode ter sido formado em água líquida.

Leia mais
  • Spirit faz o primeiro buraco em rocha marciana
  • Depois de susto, robô Spirit volta a funcionar em Marte
  • Opportunity captura primeira imagem microscópica do solo

    Especial
  • Veja as imagens do planeta vermelho feitas pelo robô Spirit
  • Confira o que o jipe Opportunity já viu em Marte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página