Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2004 - 15h12

Pólo sul de Marte tem água congelada em abundância

da France Presse, em Paris (França)

Cientistas da ESA (agência espacial européia) confirmaram a existência de água congelada em abundância no pólo sul de Marte, o que demonstra que os dois extremos do planeta vermelho estão cobertos por gelo.

O artigo que será publicado na edição de amanhã da revista britânica "Nature" é baseado em dados obtidos pela sonda européia Mars Express, em órbita de Marte.

De acordo com o artigo, o pólo sul do planeta é composto por três zonas distintas. No centro, uma camada de CO2 (gás carbônico) misturado à água em estado sólido. Em torno desta região, há uma segunda camada de água praticamente pura. A terceira região é composta por água impura que se estende por vários quilômetros.

Os cientistas da missão Mars Express chegaram a essas conclusões sobre a composição química do pólo sul marciano graças ao exame das quantidades de luz e de calor refletidas pela região.

"As imagens foram captadas no final do verão marciano, no momento em que a camada de gelo é mais fina, o que demonstra que existe gelo ali o ano todo", destacam os autores do estudo.

As descobertas foram feitas graças a um instrumento da sonda chamado Ômega, desenvolvido por cientistas franceses, italianos e russos. O instrumento permite capturar imagens no espectro visível e no infravermelho, analisando seus componentes e sua localização. Assim, é capaz de elaborar mapas da composição mineralógica e atmosférica do planeta

A sonda Mars Express foi lançada ao espaço no dia 25 de dezembro, levando consigo o robô de exploração de superfície Beagle-2. Este último, entretanto, deve ter se espatifado durante o pouso em Marte.

No início do mês, o Spirit e o Opportunity, os dois robôs da Nasa (agência espacial norte-americana), encontraram indícios de que água em estado liqüido já correu na superfície do planeta.

• ESA reconhece ter perdido robô Beagle-2 em Marte