Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2004 - 12h05

Spirit encontra novas evidência de água do outro lado de Marte

Publicidade

da Folha Online

Alguns dias após a revelação de que o Meridiani Planum, região de Marte onde pousou o robô Opportunity, já foi encharcado de água, agora é a vez do gêmeo Spirit mostrar sinais de água líquida na superfície do planeta.

Segundo Ray Arvidson, cientista da Universidade de Washington que participa da missão, o Spirit, que explora o outro lado da superfície marciana, encontrou pistas de uma menor quantidade de água em comparação às informações fornecidas pelo robô Opportunity.

Nasa/JPL
Imagem microscópica da rocha vulcânica Humphrey
Entretanto, de acordo com Arvidson, é significativo que os gêmeos tenham alcançado seu objetivo em apenas metade dos 90 dias planejados pela Nasa (agência espacial norte-americana). Agora é provável que a missão se prolongue.

As novas evidência de água no passado do planeta vieram de análises sobre uma rocha apelidada de Humphrey. Formada de basalto vulcânico, o robô capturou imagens microscópicas de cavidades e fissuras nas quais havia acúmulo de outros minerais.

"Na Terra, nós diríamos que se trata de uma rocha vulcânica que teve um pouco de fluído se movendo sobre ele", disse Arvidson.

No caso do robô Opportunity, as evidências de grande quantidade de água foram encontradas em rochas sedimentares. "Isso mostra que Marte é um lugar diversificado", acrescentou Arvidson.

O Spirit está agora a menos de 90 metros de seu novo alvo, a cratera Bonneville. Os engenheiros do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato, na sigla em inglês), da Nasa, esperam alcançá-la na próxima semana.

Leia mais
  • Superfície de Marte já foi coberta por água, diz Nasa
  • Rocha marciana tem sinais de ação de lava, vento ou água
  • Opportunity captura primeira imagem microscópica do solo

    Especial
  • Veja as imagens do planeta vermelho feitas pelo robô Spirit
  • Confira o que o jipe Opportunity já viu em Marte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página